Curso em Sistemas de Energia oferece 20 vagas no Vestibular Unificado com objetivo de suprir demanda do setor elétrico 

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 27 set 2023 10:29 Data de Atualização: 27 set 2023 10:36

O curso Superior de Tecnologia (CST) em Sistemas de Energia do Câmpus Florianópolis surgiu há 15 anos para suprir uma demanda crescente no país, principalmente com as alterações do setor elétrico brasileiro: regulação e comercialização de Energia Elétrica, e Eficiência Energética. Com duração menor (seis semestres), tem menor quantidade de disciplinas, porém mais direcionadas às necessidades e adequado à formação profissional desejada em uma área de demanda. Segundo a coordenação do curso, há uma alta demanda por profissionais qualificados pelas empresas do segmento em Santa Catarina, tanto em Florianópolis como no estado. São oferecidas 40 vagas, sendo metade delas dirigidas ao Vestibular Unificado 2024. 

O curso tem aulas noturnas permitindo atuação profissional e estágios ao longo do dia, e  desenvolve competências nas atividades industriais relacionadas à obtenção, regulação, comercialização e melhor uso dos recursos energéticos. O profissional está apto a planejar, implementar, manter e otimizar a utilização da energia elétrica. O tecnólogo em Sistemas de Energia é o profissional com formação na área indústria, pois seus estudos incluem a compreensão de aspectos ligados às diversas engenharias, para o entendimento das ações relacionadas aos sistemas de energia, desenvolvendo ainda competências na área de gestão.

Além disso, o CST em Sistemas de Energia propicia o desenvolvimento da pesquisa e da extensão ao longo de suas componentes curriculares em consonância com a prática em todas as atividades pedagógicas. O Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAE) possui grupos de pesquisa, como: Laboratório de Mobilidade Elétrica (Emol), Grupo de Estudos em Sistemas de Energia (Gese), Grupo de Pesquisas em Eletrônica de Potência e Acionamentos Industriais (Gepai), Grupo de Pesquisa em Veículos não Tripulados Remotamente Pilotados, Grupo de Pesquisa em Redes Elétricas Inteligentes (Labsmart/GPREI), e Grupo de Pesquisa em Computação Científica para Engenharia (PECCE).

As áreas de atuação do egresso podem ser tanto na regulação e comercialização de energia elétrica, como na eficiência energética. Na primeira delas, projeta, prevê, planeja, negocia e contrata montantes de energia elétrica, atua também no mercado livre de energia, elabora regulamentações, e busca a melhor rentabilidade para o negócio, adequando às alterações técnicas, econômicas e ambientais. Atuando na eficiência energética, o profissional busca a redução do custo na utilização da energia, atua para obter a maior eficiência total no uso da energia, promove melhorias no planejamento e operação para aumentar o aproveitamento energético, e busca a substituição de insumos por renováveis ou ambientalmente mais adequados.

Outro diferencial do curso é o fato do IFSC e o DAE possuírem vários acordos de intercâmbios de alunos. Um dos programas é o Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propiciehttps://www.ifsc.edu.br/propicie ). Entre os países abrangidos, estão: Alemanha, Espanha, Finlândia, e Portugal. 

Infraestrutura

Alguns dos laboratórios utilizados pelo curso de tecnologia em Sistemas de Energia são: Laboratório de Sistemas de Potência; Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletromagnetismo; Laboratório de Simulação e Instrumentação Virtual; Laboratório de Eficiência Energética; Laboratório de Instalações Elétricas A e B; Laboratório de Comandos Industriais; Laboratório de Medidas Elétricas; Laboratório de Máquinas Elétricas I e II; Laboratório de Manutenção Eletromecânica; Laboratório de Eletrônica Industrial; Laboratórios de Informática. 

Matriz Curricular - Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso - Consulte o projeto pedagógico do curso

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS