Cursos do IFSC destacam-se no Enade 2022

ENSINO Data de Publicação: 01 nov 2023 17:52 Data de Atualização: 17 nov 2023 11:21

Dois cursos do IFSC destacaram-se no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, cujos resultados foram divulgados nesta terça, 31 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa em Brasília (DF).

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia, do Câmpus Florianópolis-Continente, foi um dos cinco, dentre 209 cursos avaliados, que obtiveram o conceito Enade 5 e recebeu a nota máxima pela terceira vez.

“Para mim, isso demonstra que estamos no caminho certo oferecendo um curso que tem sintonia com a formação do egresso proposto pelo catálogo de cursos superiores de tecnologia do MEC [Ministério da Educação] e em consonância com o mercado de trabalho, pois nossos discentes são capazes de responder com êxito as questões da área técnica, tanto discursivas como objetivas”, comenta a coordenadora do curso, Soraya Kobarg Oliveira.

Soraya destaca que a participação do Enade envolve a procuradoria educacional institucional (PI), a coordenação de curso e os estudantes que são avaliados no exame: os ingressantes (que cursaram com êxito até 25% das unidades curriculares) e os concluintes (aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela instituição de ensino, no caso dos cursos de tecnologia).

“Esse trabalho tem o esmero de toda uma equipe. Os docentes do curso preparam aulas de reforço, os alunos são estimulados pela coordenação a fazerem a prova e a PI elaborou uma cartilha no sentido de facilitar as informações da mesma forma que acompanha no sistema o prazo das ações”, conta Soraya.

O curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul foi outro destaque: dos 74 cursos que realizaram o exame na área, foi um dos 22 que obtiveram conceito 4. Além disso, o egresso do curso Eduardo Luis Kurt obteve a maior média nacional no Enade.

"Em relação ao processo e aos resultados que obtivemos esse ano, inicialmente com a nota máxima no Reconhecimento do Curso e agora com os ótimos resultados que tivemos no Enade, diante de todas as estatísticas nacionais e ao comparar com os demais cursos de Design de Moda, até mesmo do IFSC, é um resultado que demonstra toda dedicação e excelência dos servidores envolvidos na implantação do curso, mas principalmente dos nossos estudantes, que são o real motivo de todos esses resultados, pelo seu empenho e também por nos motivarem a continuar nos doando ao que fazemos. Sem contar com os resultados individuais como o Eduardo  Kurt, só orgulho!", afirma a professora Ariela Porto, coordenadora do curso de graduação em Tecnologia em Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.

Segundo a procuradora educaciona institucional do IFSC, Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho , a meta da Diretoria de Ensino, ligada à Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com os coordenadores nos câmpus, é usar os resultados para planejar ações de aperfeiçoamento da participação de estudantes neste exame, bem como os processos formativos na construção do conhecimento que o antecedem.

ENSINO