Diferenciais do curso em Eletrônica Industrial: atividades práticas e colocação no mercado

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 26 set 2023 10:36 Data de Atualização: 27 set 2023 07:50

Como mais um dos cursos do Câmpus Florianópolis nota máxima do MEC, o Superior de Tecnologia (CST) em Eletrônica Industrial tem nas atividades práticas e aderência ao mercado de trabalho regional seus principais diferenciais. “Recente pesquisa apontou que 80% de nossos egressos estão empregados e atuam em áreas fortemente relacionadas com a área de eletrônica ou afins”, afirma o coordenador do curso, professor Renan Augusto Starke. 

Segundo ele, o curso conta com laboratórios modernos, corpo docente qualificado e um cuidado com a permanência e êxito dos estudantes com ações de acolhimento aos ingressantes. “É um curso que atende às demandas do mercado no que diz respeito à área de desenvolvimento de sistemas eletrônicos, industriais e de software embarcado. Os ingressantes terão acesso a 19 laboratórios de ensino e pesquisa que fazem a infraestrutura do curso ser de excelência. O laboratório de prototipagem é de livre acesso aos estudantes, possibilitando que os mesmos coloquem seu conhecimento em prática para criar e testar produtos eletrônicos”, destaca Starke.

O coordenador relata ainda que o curso conta com alunos participando de projetos de inovação vinculados à Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) do IFSC, em equipes de competição de robótica e barco solar, bem como diversos projetos de extensão com escolas locais e empresas. “Os fundadores da equipe de robótica do IFSC - FRC5800 - Lauro e Asaph, são egressos do CST em Eletrônica Industrial. Assim como Leandro Walter Pazeto, que está na Intelbras, Rafael Luiz da Silva, na CERTI, Daniel Dezan de Bona, no IFSC/Biomotion Rehabilitation Solutions, Asaph Mross Becker, na Pymble Ladies College (Austrália),  Jéssika Melo, na UFSC, Guilherme Goularte da Silva, na Pollux Canadá, e Lauro Ilson Schlemper, no SESI”, menciona Renan. 

Os sistemas eletrônicos digitais estão presentes em inúmeros produtos de alta tecnologia, como eletrônica de automóveis, fornos de micro-ondas, aparelhos de áudio e vídeo, telefones, máquinas industriais, entre outros. Para atender a esta demanda, o egresso do curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial é capacitado para atuar como especialista na área de eletrônica, desenvolvendo sistemas baseados em tecnologia digital. Entre as principais atividades do profissional estão a análise e o desenvolvimento de sistemas e circuitos eletrônicos de aplicação (hardware), bem como da programação (software) das tecnologias eletrônicas digitais.

O Câmpus Florianópolis oferece 20 vagas para este curso no Vestibular Unificado 2024, que está com inscrições abertas. Porém, o número total de vagas por ingresso são 40. As outras 20 vagas restantes ficarão para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A carga horária desse Superior de Tecnologia é de 2.400 horas, ministradas no período noturno. Ele tem duração de seis semestres. 

Matriz Curricular - Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso - Consulte o projeto pedagógico do curso

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS