Diretrizes para os cursos de ensino médio técnico são debatidas em Jaraguá do Sul

EVENTOS Data de Publicação: 04 abr 2024 17:23 Data de Atualização: 05 abr 2024 09:50

Foi realizado nesta terça-feira (2) o debate local sobre as diretrizes para cursos de ensino médio técnico. O evento promovido no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro contou com a participação da diretora de Ensino do IFSC, Juliana Almeida Coelho de Melo, o presidente do grupo de trabalho (GT) das diretrizes para os cursos integrados ao Ensino Médio, Felipe Silveira de Souza, servidores do câmpus e estudantes dos cursos técnicos integrados em Química e em Modelagem do Vestuário.

O objetivo foi apresentar em detalhes e debater com a comunidade a minuta de documento que está sendo elaborada sobre o tema. Segundo o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jean Houllou, a atividade proporcionou que a comunidade acadêmica reflita sobre quais características do ensino médio técnico deseja construir para o IFSC e para o próprio câmpus nos próximos anos.

Desde março de 2022, o GT vem trabalhando na minuta, iniciando com reuniões semanais. Antes de levar o debate aos câmpus, ocorreram apresentações da minuta aos coordenadores de cursos técnicos integrados e para os diretores de Ensino dos câmpus. Também foi realizada uma live, transmitida ao vivo pelo Youtube do IFSC no dia 6 de março.

“As diretrizes para o ensino médio integrado, que foram produzidas por um grupo de trabalho que as elaborou durante 2 anos, são muito importantes porque darão parâmetros para a construção da oferta destes cursos no IFSC. Vários institutos já possuem normativas neste sentido. É fundamental que no IFSC também tenhamos um documento semelhante, para que possamos assegurar que nossos estudantes tenham a melhor formação possível “, afirma o professor Felipe Souza, presidente do GT.

Após realizarem debates internos, cada câmpus tem até 31 de maio para enviar um formulário com proposições para a minuta. Antes desta data, entre 13 e 15 de maio, também haverá a oportunidade de debater e fazer proposições no 2º Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC. Ao final destes processos, até o início de julho, o GT reelaborará a minuta das diretrizes a partir das contribuições recebidas. “Tão importante quanto o próprio documento é processo democrático estabelecido para a sua construção. Penso que com esse processo teremos um ganho institucional enorme”, enfatiza o presidente do GT.

Em Jaraguá do Sul, depois do debate realizado no dia 2 de abril, a direção de Ensino do câmpus prevê, ainda, novos encontros presenciais com a comunidade acadêmica para definir quais serão as contribuições do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro para a construção da minuta.

Para o pró-reitor de Ensino, Adriano Larentes da Silva, o documento de diretrizes será um importante marco dentro do IFSC. “Diante de um contexto nacional em que a reforma do ensino médio fragmentou e empobreceu ainda mais o currículo do Ensino Médio, queremos que a nossa oferta siga sendo referência de um ensino público, gratuito e de qualidade, de um currículo que estimule o ensino, a pesquisa e a extensão, a arte, a cultura, o esporte, a literatura, a criticidade e emancipação dos nossos estudantes. Com as diretrizes queremos continuar a ofertar uma sólida formação básica e técnica que permita aos estudantes fazer escolhas a partir de percursos formativos ao mesmo tempo flexíveis e consistentes, com todos os campos do conhecimento e saberes historicamente constituídos. Um dos grande desafios que temos com as diretrizes é avançar nos processos de integração curricular, superando a simples justaposição de áreas e conteúdos. Sabemos que muitos aspectos da minuta atual podem ser melhorados e ajustados e, por isso, estamos ouvindo todos os câmpus”, finaliza o pró-reitor Adriano.

EVENTOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO