Documentário produzido pelo Neabi do Câmpus Canoinhas é selecionado para circuito gaúcho da Mostra Sesc de Cinema

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 set 2023 18:24 Data de Atualização: 06 out 2023 19:10

Uma produção coletiva que contou com a participação do projeto Juventude Negras Periféricas, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Canoinhas, foi selecionada no Panorama Estadual do Rio Grande do Sul da VI Mostra Sesc de Cinema. O documentário “Quando a Universidade é a Nossa Casa” será exibido em 14 municípios gaúchos, entre 3 e 27 de outubro.

Esta é a segunda premiação do documentário. Em 2022, a produção foi selecionada em primeiro lugar na categoria Média & Longa Metragem no 2º Prêmio Maria Cult

O filme é resultado de uma parceria entre o Coletivo de Educação Popular Práxis, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o Neabi do IFSC, através de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, e conta também com apoio da TV OVO, um coletivo de formação e alfabetização audiovisual de adolescentes e jovens. O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc - Prefeitura Municipal de Santa Maria.

O documentário é uma contribuição para as reflexões sobre os dez anos da Lei de Cotas e relata um pouco sobre a rotina e dificuldades encontradas por estudantes que vivem na Casa do Estudante Universitária da UFSM, a maior moradia estudantil do Brasil. Em tela, é mostrada parte dos dilemas vivenciados pelas comunidades educacionais no contexto da implementação de Políticas de Ações Afirmativas.

O professor de História e coordenador do Neabi do Câmpus Canoinhas, Cícero Santiago de Oliveira, é o coordenador do projeto Juventude Negras Periféricas. “Muito nos orgulha ocupar estes espaços, levando muitas imagens, vozes e sons da negritude periférica através do Cinema Negro”, comemora professor Cícero, que assina a direção do filme junto com Esther Costa Faria, Elias Cósta de Oliveira e Maria Rita Py Dutra.

Em todo o Brasil, mais de 1.700 filmes foram inscritos para a Mostra Sesc de Cinema deste ano. A produção “Quando a Universidade é a Nossa Casa” ficou entre os 17 filmes selecionados para a mostra estadual do Rio Grande do Sul.

O documentário, que tem uma perspectiva paradidática, é uma ferramenta para discussões sobre as Políticas de Ações Afirmativas junto ao público da Educação Básica, e pode ser visualizado no YouTube.

 

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS