Egressos do curso de Engenharia Mecânica publicam artigo em revista internacional

PESQUISA Data de Publicação: 29 nov 2023 16:14 Data de Atualização: 29 nov 2023 16:18

O artigo científico "Micro-Scale Abrasive Wear Resistance of a Nanoceramic Sealant Applied on Galvanized Low Carbon Steel", desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso dos egressos do curso de Engenharia Mecânica Gabriela Rabethge, Heitor F. Pensky e Raíssa R.S. Bibow, orientados pelo professor Anael Preman Krelling, foi publicado na revista internacional “Tribology in Industry”. O artigo pode ser acessado pelo link da revista.

A publicação foi resultado de pesquisa na qual os egressos propuseram estudo de viabilidade técnica a partir de uma demanda trazida de uma importante indústria de fixadores da cidade de Joinville. A proposta do trabalho surgiu a partir da necessidade de obter revestimentos superficiais em fixadores com o objetivo de prolongar a vida útil em aplicações que envolvem exposição a ambientes corrosivos.

O resultado da pesquisa foi fundamental para a elaboração do trabalho de conclusão de curso dos profissionais. O trabalho foi defendido diante de banca pública no ano de 2023.

“O trabalho foi fundamental para aprimorar o conhecimento científico dos egressos e só foi possível de ser desenvolvido pela colaboração dos professores Bruna F. Zappelino, da UniSENAI (ISI), Julio C.G. Milan e Cesar E. da Costa, da Udesc, e Jefferson L. Jeronimo e Ivandro Bonetti, do IFSC. Portanto, podemos afirmar que os egressos tiveram a oportunidade de realizar suas pesquisas com uma infraestrutura tecno-científica relevante nesta cooperação entre IFSC, UniSENAI e UDESC”, apontou o professor Anael.


 

PESQUISA CÂMPUS JOINVILLE