Engenharia Eletrônica, nota máxima no MEC, oferece 20 vagas no Vestibular Unificado 2024

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 25 set 2023 11:03 Data de Atualização: 27 set 2023 07:48

Com nota máxima no MEC, o curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Florianópolis prepara seus egressos para a concepção, projeto, implementação e manutenção de sistemas eletrônicos. O engenheiro formado nessa área trabalha diretamente com o hardware, firmware e software capacitando-o para atuar na integração dos recursos físicos, lógicos e de programação. “Seu principal diferencial são as atividades práticas e aderência ao mercado de trabalho regional. Recente pesquisa apontou que 94% de nossos egressos estão empregados e atuam em áreas fortemente relacionadas com a área de formação”, destaca a coordenadora do curso, professora Maria Cláudia de Almeida Castro. 

O Câmpus Florianópolis oferece 40 vagas para essa graduação, que tem a duração de 10 semestres letivos, totalizando 4.260 horas/aula. Porém, para o Vestibular Unificado são dirigidas 20 vagas. “O curso conta com laboratórios modernos, corpo docente qualificado e um cuidado com a permanência e êxito dos estudantes com ações de acolhimento aos ingressantes. É um curso que atende às demandas do mercado no que diz respeito à área de desenvolvimento de sistemas eletrônicos e de software embarcado”, revela ela.

Os ingressantes terão acesso a 19 laboratórios de ensino e pesquisa que fazem a infraestrutura do curso ser de excelência. O laboratório de prototipagem é de livre acesso aos estudantes, possibilitando que os mesmos coloquem seu conhecimento em prática para criar e testar produtos eletrônicos.

Além disso, o Departamento Acadêmico de Eletrônica conta com três grupos de pesquisa certificados pela instituição: Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Eletrônicos (GPDSE); Grupo de Estudos de Novas Tecnologias (GENTec); e Grupo de Estudos em Educação Tecnológica (GEET). Dentre os projetos estão: desenvolvimento de uma interface de interação física para uma plataforma de jogos eletrônicos; plataforma de Telemetria e Controle por Telefonia Móvel; tacógrafo digital utilizando acelerômetro; desenvolvimento de um sistema portátil de reconhecimento de placas de veículos baseado na BeagleBoard; desenvolvimento de interface remota para sistema de automação residencial utilizando a tecnologia ZigBee; sistema de semáforos inteligentes para controle de fluxo de veículos automotivos; sistema de aquisição de dados meteorológicos; Home Smart Grid; aceleradores lineares para tratamento de câncer; desenvolvimento de um protótipo de robô cortador de grama; e StePe: Sistema Telemétrico de Pesagem Automotiva.

Como mercado de trabalho, o egresso poderá atuar em empresas de telecomunicações; de instrumentação eletrônica; indústrias biomédicas; de controle e automação; de processamento de sinais de áudio e vídeo; de eletrônica de potência; de sistemas microcontrolados e microprocessados; e em universidades, institutos federais e centros de pesquisa.

Maria Cláudia ressalta também as oportunidades de intercâmbio. “São um grande diferencial, o que demonstra a capacidade de nossos estudantes atuarem nacional e internacionalmente em instituições de ensino e/ou empresas”, diz a coordenadora.

Matriz Curricular - Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso - Consulte o projeto pedagógico do curso

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS