Equipe conquista Ouro em Olimpíada Nacional de Geografia e Ciência da Terra

ENSINO Data de Publicação: 20 set 2023 11:17 Data de Atualização: 02 out 2023 18:55

José Miguel de Oliveira Hansei, Murilo Martins Peraça e Alicia Ricori Canciani são os três alunos do Câmpus Florianópolis que conquistaram medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Geografia e Ciência da Terra (OGB). A equipe, Alderaan-IFSC, está selecionada para participar presencialmente entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro da fase classificatória para representar o Brasil no mundial, International Geography Olympiad (iGeo 2024), que ocorrerá em Dublin (Irlanda). 

Segundo o professor e coordenador Cursos Técnicos Integrados do Câmpus Florianópolis, Marcelo Tavares Garcia, foram mais de 251 equipes inscritas entre escolas públicas e particulares nesta edição e foi a segunda participação do Câmpus na Olimpíada Nacional de Geografia e Ciência da Terra. “E, pela segunda vez, fomos premiados com o Ouro”, ressalta ele. 

A edição premiou 25 equipes com medalha de ouro, 38 com medalha de prata e 70 com medalha de bronze, totalizando 133 grupos premiados. Somente três equipes de Santa Catarina foram selecionadas para a etapa presencial. As outras duas são de Porto União e Blumenau. A Alderaan-IFSC é a única escola pública de Florianópolis a receber ouro. O Câmpus Jaraguá do Sul também obteve medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze.

Marcelo conta que esta olimpíada ocorre todos anos e é nacional. “Está na 8ª edição e teve aproximadamente 30 mil equipes inscritas, dentre as quais aproximadamente 300 são do Estado de SC. Outrossim, é classificatória para a olimpíada mundial de Geografia que ocorre todos anos e este ano será na Indonésia e próximo ano - com classificados neste ano - na Irlanda.

Saiba mais

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) tem sido realizada desde 2015 e consta de uma fase nacional, composta de etapas online e presencial e também uma fase internacional. Entre os anos de 2017 e 2022 realizou-se concomitantemente com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra, porém, a partir de 2023, a OBG prioriza as discussões sobre as diversas áreas da Geografia, Cartografia e Geotecnologias no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

A fase internacional da OBG consta da participação na International Geoghraphy Olympiad (iGeo) para estudantes que obtiveram melhor desempenho na fase presencial, os quais são submetidos à seleção específica, com atividades técnicas que envolvem conhecimento geográfico e proficiência em língua inglesa. As regras da seleção respeitam as diretrizes da iGeo e a participação nas edições internacionais depende de recursos financeiros, regras sanitárias e logísticas.

A Comissão Organizadora da OBG é formada por uma equipe de professores de várias instituições de ensino superior brasileiras, sob a coordenação do professor Clibson Alves dos Santos e do professor Paulo Henrique de Souza, do curso de Geografia do Instituto de Ciências da Natureza/Unifal-MG) e do professor Raul Reis Amorim, do Instituto de Geociências/Unicamp, tendo ainda colaboração da professora Gabrielle Cifelli, pesquisadora colaboradora no Instituto de Geociências/Unicamp.

Os estudantes participantes da OBG devem demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A Olimpíada se desdobra em duas partes: as Etapas Online em  nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados. As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais.

A OBG preza pela valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. 

ENSINO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS