Equipes de robótica do Câmpus Chapecó garantem vagas para mundial em 2024

EVENTOS Data de Publicação: 01 dez 2023 10:39 Data de Atualização: 18 dez 2023 09:09

As duas equipes de robótica do Câmpus Chapecó do IFSC garantiram vagas para a competição mundial Fira Roboworld Cup 2024, que ocorre em agosto de 2024, no Maranhão. As equipes conquistaram a façanha após participar da etapa nacional, na última semana, no Ceará. 

O Câmpus Chapecó participou da Fira Brasil com duas equipes, a “Racoon”, formada por estudantes da graduação em Engenharia de Controle e Automação; e a “Tech Goats”, de alunos do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. A ida dos grupos até o Nordeste do país foi garantida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc), por meio do edital 19/2022.

“Percebemos como a robótica tem crescido no Brasil nos últimos anos. A competição Fira cresceu muito também. Tinha mais de 600 pessoas participando. E os nossos estudantes têm uma vantagem, estão muito bons em programação. Os professores de programação do IFSC fazem um excelente trabalho, então, mesmo ainda não tendo uma infraestrutura de excelência em robótica aqui no IFSC, temos essa parte de programação que vai ajudar muito no crescimento da robótica”, destacaram os professores Grazielli Vassoler Rutz e Fábiner de Melo Fugali, que viajaram com as equipes.

Gabriel Kleemann Duarte, da “Racoon”, conta que a experiência foi ótima. “Pudemos conversar e trocar ideias com as outras equipes da liga universitária, já pegamos algumas ideias para melhorar o controle dos nossos robôs. Foi boa essa interação com as outras equipes, pois nos fez abrir a mente que para o mundial precisamos nos preparar melhor e evoluir”, afirma. 

Angelo Lucietto, da “Tech Goats”, destacou os aprendizados da equipe a longo prazo: “existem vários estudos que mostram que a robótica, além de estimular os conhecimentos de programação, lógica, criatividade, programação, facilita que os estudantes aprendam novos conteúdos”, afirma. 

Além disso, os competidores do IFSC destacaram a importância de evoluir a organização do evento. “Eu acredito que a competição iniciou parcialmente bem, tinha um bom espaço para as equipes, mas faltou identificação nas mesas e cadeiras, não havia tomadas no início da competição, então foram usadas várias extensões, o que causou sobrecarga no sistema de energia elétrica. É comum uma competição em grande escala como essa ter problemas com isso, mas é preciso tomar providências para não ocorrer novamente”, afirma Angelo. Sobre este assunto, a organização do evento emitiu uma nota oficial.

A partir de agora, estudantes e professores estão planejando o mundial de 2024. “Voltamos super empolgados e cheios de ideias para implementar no IFSC em Chapecó. Os estudantes conseguiram classificação para o mundial e já estão planejando a construção de novas pistas para treinos no IFSC”, destaca Grazielli.

De Chapecó, além das equipes do IFSC, as equipes de robótica West Sharks (SESI), Robotic League (EEB Bom Pastor) também conquistaram vagas para a competição mundial.

Equipe “Tech Goats”:

Bruno Pais Francischi
Eloisa dos Santos 
Lucas Molozzi Mantelli
Karoline Paula Coletti Gomes 
Angelo Antonio Lucietto
Milena Ghisleni Raimann
Caroline Matte 
Brenda Eduarda Bottin Dick

Orientadores: professores Grazielli Vassoler Rutz, Miguel Debarba e Janilson Loterio
  

Equipe “Racoon”:

Gabriel Kleemann Duarte
Emanuel Amaral da Veiga
Djohn Willian Ruschel
Eduardo Paz Putti

Orientador: professor Fábiner de Melo Fugali

ENSINO EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ