Equipes de robótica do Câmpus Chapecó viajam para competição nacional no Ceará

EVENTOS Data de Publicação: 17 nov 2023 13:30 Data de Atualização: 17 nov 2023 13:42

Oito estudantes e dois professores do Câmpus Chapecó do IFSC embarcam na próxima quarta-feira (22) para Juazeiro do Norte, no Ceará, para competir na Fira Brasil, considerada o maior evento nacional de robótica. A competição reunirá 96 equipes de todo o Brasil entre os dias 23 e 25 de novembro. 

O Câmpus Chapecó participa com duas equipes, a “Racoon”, formada por estudantes da graduação em Engenharia de Controle e Automação; e a “Techgoats”, de alunos do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Eles garantiram vagas na final nacional após conquistar etapas locais e estaduais. A ida dos grupos até o Nordeste do país foi garantida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc), por meio do edital 19/2022, voltado para fomento à participação em feiras de ciência, tecnologia e inovação.

“É uma ótima oportunidade para os estudantes trocarem experiências com colegas de outras instituições que trabalham com robótica educacional, conhecerem os projetos que estão sendo desenvolvidos e construírem o conhecimento em outros ambientes, além da sala de aula”, afirmam os professores Grazielli Vassoler Rutz e Fábiner de Melo Fugali, que viajam com as equipes.

Os professores afirmam ainda que participar de projetos de iniciação científica e ter a oportunidade de viajar para competições com recursos da Fapesc “será muito motivador para a vida acadêmica, contribuindo com a permanência e êxito destes estudantes, além de servir também como inspiração para outros colegas conhecerem as oportunidades que a instituição oferece”. Além de Grazielli e Fábiner, os professores Miguel Debarba e Janilson Loterio orientam a equipe do ensino médio.

Angelo Lucietto, da “Techgoats”, conta que a equipe do ensino médio treinava, normalmente, de uma a duas vezes na semana, e que o evento nacional intensificou os treinos para três vezes na semana. “Será nossa primeira competição nacional, então será uma experiência nova, mas é claro que vamos com a expectativa de trazer medalhas para casa”, comenta. O grupo vai disputar no nível UC9 as provas Cliff Hanger, Cobertura Fira e DRC-Explore.

Gabriel Kleemann Duarte, da “Racoon”, conta que o grupo da Engenharia foi formado este ano, então também é novidade estar numa competição nacional. A expectativa de obter resultados positivos é grande, mas a equipe mantém os pés no chão diante do pouco tempo de treinos: “Vamos ter experiência, aprender com os erros, e com isso nos preparar melhor para as próximas”, afirma Gabriel. O grupo disputa no nível universitário as provas de Labirinto e Futebol de Robôs.

Equipe “Techgoats”:

Bruno Pais Francischi
Eloisa dos Santos 
Lucas Molozzi Mantelli
Karoline Paula Coletti Gomes 
Angelo Antonio Lucietto
Milena Ghisleni Raimann
Caroline Matte 
Brenda Eduarda Bottin Dick

Orientadores: professores Grazielli Vassoler Rutz, Miguel Debarba e Janilson Loterio
  

Equipe “Racoon”:

Gabriel Kleemann Duarte
Emanuel Amaral da Veiga
Djohn Willian Ruschel
Eduardo Paz Putti

Orientador: professor Fábiner de Melo Fugali

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ