Estudante de Química realiza intercâmbio acadêmico em Portugal pelo IFSC

INTERNACIONAL Data de Publicação: 30 ago 2023 15:58 Data de Atualização: 31 ago 2023 23:52

Com passagem comprada para o dia 12 de setembro, a estudante Renata Digsasz de Araujo, do ensino médio técnico em Química do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, está quase de malas prontas para viajar a Portugal. Ela integrará, durante três meses, a equipe de pesquisa de um projeto do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), no Instituto Politécnico do Porto (IPP), e retornará em dezembro ao IFSC do Centro para continuar seus estudos.

Para Renata, a pausa na formação do ensino médio técnico será compensada pela experiência no exterior. “Nunca viajei para fora do Brasil e nem morei fora de Santa Catarina. Mas o intercâmbio me possibilitará conhecer novos lugares e ter novas experiências, além de se tornar um diferencial no meu currículo”, diz.

Em Portugal, a estudante do IFSC do Centro irá pesquisar a exposição ocupacional de bombeiros a poluentes orgânicos atmosféricos por meio do uso de biomarcadores (“Evaluation of firefighters occupational exposure to organic air pollutants by biomarkers”, nome do projeto em inglês). No retorno a Jaraguá do Sul, ela realizará uma apresentação, no câmpus, sobre o trabalho desenvolvido no intercâmbio.

Intercâmbio acadêmico

Ao ser selecionada para uma das vagas do programa de intercâmbio acadêmico do IFSC – o Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) –, Renata teve direito a um auxílio financeiro de aproximadamente R$ 18 mil. Este valor é destinado a cobrir parcialmente o valor das principais despesas da viagem, como passagens aéreas, alimentação e custos de hospedagem.

INTERNACIONAL CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO