Estudantes abordam Inteligência Artificial em vídeos e mídias sociais

SNCT Data de Publicação: 18 out 2023 14:47 Data de Atualização: 30 out 2023 22:43

A Inteligência Artificial (IA), suas potencialidades e perigos, tem sido um assunto muito comentado atualmente. Para levar informação clara e confiável ao público acadêmico e à população em geral, o projeto de Extensão “Inteligência Artificial para o Dia a Dia”, do Câmpus Gaspar, tem produzido conteúdo em vídeo sobre o assunto. Ou seja, unindo a versatilidade de um formato de comunicação atual com conteúdo inovador.

Em setembro, a equipe do projeto, liderada pela professora Bárbara Sabino, realizou uma pesquisa on-line para saber que tipo de assunto relacionado à IA mais despertava curiosidade do público e qual o formato preferido para receber as informações. A grande maioria dos respondentes (127 no total) optou por vídeos curtos sobre o tema. Já os assuntos sugeridos são os mais variados, como IA para iniciantes, ética, plágio, redes neurais, riscos e benefícios e o uso da Inteligência Artificial nos mais variados ramos de atuação: medicina, moda, educação, agropecuária, fotografia, comunicação, meio ambiente e empreendedorismo.

Nesta semana, a Inteligência Artificial foi tema de oficina durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Gaspar. Segundo a professora Bárbara, o objetivo foi auxiliar os participantes a criarem vídeos curtos sobre o assunto, usando ferramentas de IA, como criação de roteiro com o ChatGPT, imagens com o Dall-E e criação de vídeos com o Fliki.ai. Entre outras ações, os participantes criaram seus próprios avatares e imagens e fizeram apresentações sobre suas experiências pessoais ou acadêmicas.

As oficinas foram conduzidas pelos estudantes Ubiratã Ravozin Camargo Neto e Jarbas de Morais Ferreira Júnior, pela professora Bárbara Sabino e pelo servidor Filipe Bernardes.

Os estudantes Jaison Tomé Machado e Jorge Lucas Corrêa participaram das oficinas e avaliaram positivamente a experiência. Para Jaison, “só tinha tido até então a oportunidade de utilizar o ChatGPT, mas mesmo essa Inteligência Artificial não tinha utilizado daquela maneira. Portanto essa experiência me deu uma nova visão nas inteligências artificiais e perceber o quanto elas estão evoluindo”. Na opinião de Jorge, participar da oficina “Aumentou bastante o meu conhecimento sobre AI, me mostrou novos sites e me mostrou como são feitos os vídeos com voz de AI que eu via raramente”.

Veja os vídeos já publicados pelo projeto e saiba mais sobre Inteligência Artificial na página da professora Bárbara Sabino e no Instagram do Câmpus Gaspar do IFSC.

SNCT