Estudantes brasileiros e estrangeiros do IFSC do Rau discutem direitos humanos e migração no Brasil

ENSINO Data de Publicação: 16 jun 2023 13:01 Data de Atualização: 16 jun 2023 13:10

No início do mês, estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau dos cursos de graduação em Fabricação Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica participaram de um encontro intercultural com os alunos do curso de Português como Língua de Acolhimento, também oferecido no câmpus. A atividade ocorreu num sábado – dia 3 de junho – e, durante o dia, houve um almoço com pratos típicos preparados pelos alunos estrangeiros.

No encontro, os participantes puderam conhecer costumes e a culinária dos países de origem dos colegas: arepas, empanadas, chicha e papelón con limón, típicos da Venezuela; do Haiti, foi servido o bouillon, que é um caldo de carne e legumes; a sobremesa veio de Cuba, com folhados de coco e de goiabada. “Para não deixar a cultura brasileira para trás, tivemos também uma feijoada preparada pelos próprios servidores”, conta o professor da turma de Português como Língua de Acolhimento, Anderson Bertoldi.

As atividades do dia incluíram, ainda, uma aula online sobre migrações e direitos humanos, com Bruna Kadletz, do Círculos de Hospitalidades – uma organização que busca facilitar o processo de integração de refugiados e imigrantes à sociedade hospedeira. Após o almoço, todos os estudantes (brasileiros e estrangeiros) reuniram-se para uma leitura de contos latino-americanos. “Nesse momento, puderam compartilhar diferentes visões sobre suas culturas”, destaca Anderson.

Segundo o professor, as atividades didáticas tiveram o propósito de sensibilizar os alunos brasileiros para a integração de imigrantes à sociedade brasileira e oportunizar momentos de interação e conhecimento mútuo entre os dois grupos de estudantes do IFSC.

O Câmpus Jaraguá do Sul-Rau tem, no momento, duas turmas do curso FIC de Português como Língua de Acolhimento, sendo uma delas o resultado de uma parceria entre o câmpus e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim. Nessa parceria, os professores desenvolvem as atividades didáticas no município de Guaramirim. 

Além do professor Anderson, também a docente Estela Ramos de Souza de Oliveira esteve à frente das atividades realizadas naquele sábado. Participaram ainda as servidoras Paula Regina Correa e Miriam Hennig e representantes do CRAS Central de Guaramirim e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim, incluindo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Neuci Delai.

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU