Estudantes conquistam primeiro lugar em competição de robótica em Chapecó

EVENTOS Data de Publicação: 16 jun 2023 15:57 Data de Atualização: 30 jun 2023 08:05

Um grupo de estudantes do técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio e outro grupo da Engenharia de Controle e Automação participaram da competição de robótica “Fira Sul 2023”, na última semana, em Chapecó. As equipes disputaram diferentes modalidades com os robôs desenvolvidos no IFSC e destacaram-se em algumas delas.

A equipe “Racoon_autobots”, da Engenharia de Controle e Automação, participou de duas modalidades: “Labirinto” e “Futebol”, que consistem basicamente em ultrapassar um labirinto e jogar futebol com robôs. Em ambas, foi conquistado a primeira colocação. Os estudantes Emanuel Amaral da Veiga, Eduardo Páz Putti, Gabriel Kleemann Duarte e André Ghisleni Raimann disputaram a primeira modalidade e os estudantes Jucieli Teixeira, Mateus José Putti, Djohn Willian Ruschel, Bruna Czeschowski e Gabriel Kleemann Duarte disputaram a segunda. 

“Levamos um robô para cada modalidade inscrita, são robôs que nós montamos e programamos. Acredito que essa iniciativa da equipe de robótica contribui para nos motivar dentro do curso, porque nós podemos aplicar os conceitos vistos em aula, para a prática nos robôs. Além de contribuir com a experiência pessoal, com a habilidade de resolver os problemas, trabalho em equipe e obter alguma experiência nessa área”, destaca o estudante Gabriel.

Já a equipe “Tech Goats”, do técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio, tem cinco integrantes: Milena Ghisleni Raimann, Lucas Molozzi Mantelli, Angelo Antonio Lucietto, Arthur Vaccari e Caroline Matte. Eles participaram de três modalidades com robôs desenvolvidos por eles mesmos: “Cliff Hanger” (2° lugar), “Cabo de guerra” (5º lugar); e “Cobertura Fira” (1° lugar).

Lucas explica que, na primeira modalidade, os robôs são colocados em uma arena circular com um poste no meio, esses devem esperar cinco segundos após o início da rodada para começar a se movimentar. Após os cinco segundos, eles se movimentam pela arena buscando o robô adversário para empurrá-lo para fora da arena.

No “cabo de guerra”, os dois robôs são colocados em 2 arenas separadas e o objetivo e puxar o robô adversário para fora da sua arena. E, na modalidade “Cobertura Fira”, um vídeo é gravado anteriormente e ao decorrer da competição mostrado a trajetória da equipe no desenvolvimento dos robôs e ao decorrer da competição. O vídeo é avaliado no final da competição para decidir o vencedor.

 

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ