Estudantes conquistam seis premiações em Olimpíada de Matemática

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 01 dez 2023 09:59 Data de Atualização: 01 dez 2023 14:07

Seis estudantes do ensino médio técnico do Câmpus Chapecó do IFSC vão receber neste sábado (02) as premiações referentes à Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC). Eles participaram de duas fases da competição organizada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e conquistaram um ouro, uma prata, três medalhas de bronze e uma menção honrosa.

A primeira fase foi em 29 de agosto, com aplicação da prova no próprio Câmpus Chapecó. Dos 40 estudantes que participaram, 13 classificaram-se para a segunda fase. Esta ocorreu em 21 de outubro na UFFS e seis alunos do IFSC conquistaram as premiações.

Hiury Gabriel Tressoldi, medalhista de ouro, participou pela terceira vez da OMOC e ficou surpreso com o resultado. “Realmente não estava esperando, pois havia algumas questões na segunda fase com alguns conteúdo com os quais não havia tido contato ainda.

Acredito que ter formado uma base legal em matemática ao longo desses anos, contribuiu para que eu conseguisse "contornar" esse desafio de conteúdo e utilizar outros recursos matemáticos para chegar na resposta, ou então, se aproximar do resultado quando não foi possível responder com exatidão”, conta o estudante.

Hiury conta que conseguiu ter clareza do quanto as competições de matemática tem auxiliado quando fez o Enem. “Tive uma facilidade bem maior para a prova de matemática em relação às outras. Muito disso veio desse estudo ao longo dos anos, pois não precisei estudar tanto nessa reta final para matemática, então na prática, é uma vantagem em dobro: além de já estar preparado antecipadamente para essa área do conhecimento em vestibulares, dá pra ganhar um tempo extra para revisar o que estiver precisando mais”, conta.

Camila Fank Kist, medalhista de prata, conta que adora o desafio que essas competições proporcionam. “Participar da Omoc todos esses anos tem sido uma experiência incrível e o trabalho desenvolvido pela equipe é maravilhoso. As olimpíadas, sem dúvida, contribuíram muito para o meu aprendizado, pois me instigam a ir além, buscando sempre mais conhecimento e olhando as situações por outras perspectivas. Matemática, particularmente, é algo que me encanta muito e ter a oportunidade de participar de atividades que a envolvem é muito gratificante”, afirma.

Um dos diferenciais para a conquista das medalhas, segundo Hiury e Camila, tem sido participar de projetos extraclasse da professora de Matemática do IFSC, Luciane Cechin Mário. “Trabalhamos questões de olimpíadas de matemática com estudantes da comunidade externa, tem sido uma experiência ótima”, relata Camila. “Sempre nos preparamos buscando novas questões, estão estamos sempre estudando e aprendendo um pouco mais sobre”, afirma Hiury.

Diferencial dos projetos extracurriculares

Os projetos de ensino e de extensão do IFSC focados nas Olimpíadas de Matemática iniciaram este ano e seguem até fevereiro de 2024. “Como as questões de olimpíadas são mais desafiadoras, é preciso haver um treinamento, uma preparação. Sempre quis fazer algo neste sentido aqui no câmpus e este ano consegui ter dois projetos aprovados”, relata a professora de Matemática, Luciane Cechin Mário. 

Atualmente, Luciane coordena o projeto de ensino “De olho nas Olimpíadas de Matemática", voltado para o público interno, e também o projeto de extensão “Aprimorando os conhecimentos para as Olimpíadas de Matemática", que inclui o público externo nas preparações. Os treinamentos são divididos em nível 2 (15 alunos de 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares) e nível 3 (sete alunos do ensino médio do IFSC e de outras escolas) e cada grupo é atendido por dois bolsistas, todos experientes nas Olimpíadas. Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, nos finais de tarde.

“Como houve uma boa aceitação por parte da comunidade interna e externa, e as olimpíadas ocorrem em vários momentos no ano, estou pensando em fazer uma segunda edição do projeto, redimensionando para o ano todo. Pois a preparação para essas competições não é pontual, momentânea, deve ser trabalhada constantemente, como uma plantinha, que se rega ao longo da vida”, destaca Luciane.

Segundo a professora, os alunos que gostam e se dedicam às olimpíadas, tem um diferencial no conhecimento matemático, pois despertam a curiosidade, o pensamento lógico é instigado, aprendem habilidades de resolução e técnicas que contribuem para o seu desempenho escolar. 

Premiados na OMOC:

  • Hiury Gabriel Tressoldi (Ouro)
  • Camila Fank Kist (Prata)
  • Milena Ghisleni Raimann (Bronze)
  • Arthur Brenan Di Bosing (Bronze)
  • Lucas Molozzi Mantelli (Bronze)
  • Eduardo Toniazzo Andrade (Menção Honrosa)
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