Estudantes do Câmpus Garopaba lançam livro de microcontos

EVENTOS Data de Publicação: 28 nov 2023 17:42 Data de Atualização: 28 nov 2023 18:07

O livro "Narrativas do Olhar: minicontos inspirados nas obras de Susano Correia", escrito por 35 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Informática e Administração do Câmpus Garopaba, foi lançado em cerimônia realizada dia 27 de novembro, no Centro Multiuso do câmpus, com a presença dos autores, familiares e servidores do IFSC.

-> Acesse o PDF da obra no Portal do IFSC

A obra foi desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa “Miudezas Literárias: Contribuições do Gênero Microconto para o Ensino da Língua Portuguesa”, aprovado no Proppi-DAE 03/2022, sob coordenação das professoras Luana de Gusmão Silveira, do Câmpus Garopaba, e Marizete Bortolanza Spessato, do Câmpus Florianópolis, organizadoras do livro lançado esta semana.

Os microcontos foram produzidos durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. “As microproduções, em um estilo de escrita mais próximo ao coloquial, adotado em respeito às marcas de autoria, podem ocupar poucos parágrafos e até poucas linhas de uma página, mas adentram a profundidade do que lhes foi a inspiração”, destacam as professoras organizadoras da obra.

O escritor brasileiro Marcelino Freire, um dos principais autores do gênero microconto no país, escreveu a apresentação do livro “Narrativas do Olhar”. O projeto gráfico e a diagramação ficaram sob responsabilidade da designer Vanessa Shultz. A publicação em formato on-line foi viabilizada pela Coordenadoria de Publicações do IFSC.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento a diretora do Câmpus Garpaba, a professora Micheline Sartori; o diretor do Câmpus Floranópolis, professor Zizimo Moreira Filho; a diretora de Cultura de Garopaba, Camila Rosseti; o coordenador do curso técnico integrado em Informática do Câmpus Garopaba, professor Luiz Schalata; e o coordenador do curso técnico integrado em Administração Câmpus Garopaba, professor Eduardo Borowski.

Quem é Susano Correia

Os alunos foram instigados a produzir os microcontos tendo como inspiração obras do artista plástico catarinense Susano Correia. Os alunos não tiveram acesso às legendas das obras do artista. De modo a criarem suas próprias interpretações, eles se debruçaram nessas narrativas do olhar e nos presenteiam com a sensibilidade de sua escrita.

Formado em licenciatura em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em 2015, Susano é um dos expoentes da nova geração de artistas visuais do país. 
A popularização de seus trabalhos pelas redes sociais permitiu a Susano a dedicação exclusiva à arte. Desde 2019 ele vive em São Paulo, um importante polo cultural, com a finalidade de expandir os horizontes, buscar novas experiências e contatos no meio artístico.
Para saber mais sobre Susano Correia, acesse o site do artista: https://www.susanocorreia.com.br/.

EVENTOS CÂMPUS GAROPABA