Estudantes utilizam ChatGPT para simular entrevista de emprego

ENSINO Data de Publicação: 30 nov 2023 15:46 Data de Atualização: 30 nov 2023 15:49

Os estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado em Administração do Câmpus Caçador realizaram uma atividade diferente na atividade de Comunicação Técnica. O professor Ricardo de Campos desafiou os estudantes a desenvolverem uma simulação de entrevista de emprego utilizando o ChatGPT, atuando como entrevistador e avaliador.

Após a criação do prompt, os estudantes testaram e avaliaram a simulação no ChatGPT, realizando vários testes para determinar a necessidade de modificações e melhorias. O objetivo era alcançar uma simulação de entrevista de emprego satisfatória.

Após a conclusão da simulação, os estudantes analisaram criticamente a experiência. Eles se basearam em perguntas norteadoras para orientar sua análise:

a) As perguntas feitas pelo ChatGPT surpreenderam os estudantes? Eles explicaram se as perguntas eram inesperadas ou relevantes para a simulação.

b) Eles avaliaram as análises do ChatGPT sobre suas respostas, considerando se eram úteis e construtivas.

c) Os estudantes consideraram se as recomendações fornecidas pelo ChatGPT foram interessantes e úteis para melhorar sua entrevista de emprego simulada.

d) Eles compartilharam suas percepções sobre o desenvolvimento de prompts, destacando o aprendizado que tiveram ao criar um prompt eficaz para a simulação.

e) Os estudantes compartilharam suas opiniões sobre a experiência de simulação de entrevista de emprego com uma Inteligência Artificial (IA), refletindo sobre o valor desse tipo de atividade em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Segundo o professor Ricardo, essa atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de entrevista, receber feedback valioso do ChatGPT e refletir sobre as possibilidades do uso da IA para situações de entrevista de emprego.

ENSINO