Estude no IFSC: Câmpus Canoinhas tem cursos técnicos para quem faz Ensino Médio em outras escolas

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 03 jan 2024 13:15 Data de Atualização: 03 jan 2024 13:27

Estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Canoinhas e região podem fazer, paralelamente, uma formação técnica no IFSC. As opções são os cursos técnicos concomitantes em Edificações e Manutenção e Suporte em Informática. As inscrições estão abertas e, nesta primeira etapa, podem ser feitas até 9 de janeiro pela internet.

Clique aqui para se inscrever. 

Cada curso tem quarenta vagas. O curso de Edificações tem quatro semestres de duração. E o técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem três semestres. 

É importante ressaltar que os cursos técnicos concomitantes são destinados a quem está matriculado no Ensino Médio em outra instituição. Quem vai começar o Ensino Médio neste ano, desde que já esteja matriculado, também podem se inscrever para o IFSC.

As aulas no IFSC começam no dia 15 de fevereiro e são no período da tarde. Portanto, os estudantes devem estar cursando o Ensino Médio de manhã ou à noite, para não haver choque de horário.

Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa para participação no processo seletivo.

Acompanhe todas as informações sobre o processo seletivo em ifsc.edu.br/tecnicos.

Como se inscrever

Para se inscrever, os interessados devem acessar o Portal de Inscrições e seguir o passo a passo:

  • clicar no botão em “Inscrição e Acompanhamento”;
  • selecionar a opção “Quero me inscrever”;
  • selecionar o município ou câmpus em que pretende estudar;
  • selecionar o curso;
  • preencher todos os dados solicitados;
  • assinalar sua opção pela Ampla Concorrência ou pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas brasileiras, considerando o item 3 do edital;
  • conferir os dados da inscrição e concluí-la;
  • salvar o comprovante de inscrição. Este será o documento oficial de comprovação de participação do candidato no processo seletivo.

Como é a seleção?

O processo seletivo é por sorteio público, que será realizado no dia 11 de janeiro de 2024. A primeira chamada com os selecionados sairá em 12 de janeiro. Também no dia 12 será publicada a lista dos candidatos em lista de espera.

Matrícula e manifestação de interesse em vagas da lista de espera
Os selecionados em primeira chamada deverão enviar os documentos de matrícula de acordo com as orientações dos editais, entre 15 e 19 de janeiro. No mesmo período, os candidatos da lista de espera que tiverem interesse em vagas não ocupadas devem encaminhar a documentação manifestando esse interesse.

Para mais informações, consulte todas as normas do processo seletivo no Edital 10/DEING/2024-1.

Conheça os cursos

Técnico concomitante em Edificações

  • 40 vagas (vespertino)
  • Duração: 4 semestres
  • Laboratórios: Concreto, Desenho Técnico, Elétrica, Informática, Hidrossanitárias, Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Topografia, Hidráulica e Canteiro de Obras
  • Atuação: desenvolvimento e execução de projetos de edificações, de acordo com as normas técnicas de segurança e a legislação específica. Planejamento e elaboração de orçamento de obras. Auxílio no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orientação e coordenação de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações. Assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Técnico concomitante em Manutenção e Suporte em Informática

  • 40 vagas (vespertino)
  • Duração: 3 semestres
  • Laboratórios: Informática, Hardware e de Redes de Computadores.
  • Atuação: Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática. Técnico de Apoio ao Usuário de Informática (help-desk). Operador de Computador. A carreira do profissional abrange os setores público e privado. Pode atuar em instituições de ensino e pesquisa, ou em qualquer organização que precise de prestação de serviços e manutenção de informática.
ESTUDE NO IFSC CÂMPUS CANOINHAS