Felicidade é tema de pesquisa do IFSC

SEPEI Data de Publicação: 30 jul 2019 11:32 Data de Atualização: 30 jul 2019 11:48

O que é felicidade? O que te deixa feliz?  Estes foram alguns dos questionamentos de uma pesquisa feita no Câmpus Canoinhas. Durante um ano, o professor de Filosofia Jorge Armindo Sell e as alunas do curso técnico integrado em Edificações, Aline de Souza Signori e Susan Soares Machado investigaram o tema felicidade, tanto no pensamento de filósofos clássicos, como também nas percepções dos jovens que frequentam os cursos técnicos integrados do câmpus. A pesquisa, contemplada no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC- EM), é um dos projetos que será apresentado no 8º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC que começa nesta terça-feira (30) em Chapecó.  

A ideia da pesquisa surgiu nas aulas de Filosofia, uma matéria composta de uma série de teorias filosóficas que tentam definir o que é felicidade. “Durante o curso das aulas, notou-se grande interesse e facilidade de algumas estudantes da turma para com o tema e, por meio de uma atividade de diagnóstico de aprendizagens prévias, percebeu-se também que o tema da felicidade poderia ser pesquisado de modo a entender melhor o que os estudantes pensam”, explica o professor.

A metodologia do projeto foi composta por três partes. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, as bolsistas buscaram respostas à pergunta "o que é felicidade?". Depois, foi feita uma pesquisa-ação por meio de cafés filosóficos e atividades durante o Setembro Amarelo do ano passado. "Esses eventos de extensão nos permitiram conhecer e interagir com os estudantes pesquisados e com jovens da comunidade por meio de debates", conta Jorge. Para finalizar, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa com os estudantes buscando levantar dados sobre suas percepções de felicidade e infelicidade.

Assista abaixo o vídeo pitch, produzido pelas alunas Aline e Susan, e enviado para a inscrição no Sepei 2019, em que elas explicação todo o projeto:

 


Para o professor, a principal contribuição do projeto foi tornar a felicidade um tópico central para a pesquisa escolar. “Conseguimos desenvolver procedimentos de pesquisa que nos permitem obter informações sobre jovens que têm importância para tratar de questões de permanência e êxito, mas não é apenas isso; essas informações também apontam para um quadro mais amplo sobre saúde mental nas escolas de Ensino Médio e no contexto da adolescência’, revela. 

Colocar o tema da felicidade no centro das perguntas sobre permanência e êxito no IFSC foi um ponto positivo para Jorge. “A partir de nossa pesquisa, surgiu um interesse crescente pelo tema da felicidade e da saúde mental, tanto é que surgiram eventos, como a 1ª Conferência Acadêmica do Planalto Norte sobre Felicidade, bem como os cafés filosóficos, que trataram do tema sobre felicidade”, destaca. Os Cafés Filosóficos foram, inclusive, incorporados ao calendário de eventos do Câmpus Canoinhas e têm reunido mais de 200 pessoas, incluindo profissionais liberais da sociedade civil (como médicos e advogados), coordenadores de escola, professores, pais e responsáveis.

Sepei 2019

O Sepei 2019 começa nesta terça e a abertura será transmitida pela IFSCTV a partir das 18h30 no canal do IFSC no YouTube. Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

SEPEI NEWS