Fortalecer os cursos técnicos integrados é desafio da Educação Profissional e Tecnológica

SEPEI Data de Publicação: 19 abr 2023 17:08 Data de Atualização: 20 abr 2023 16:28

Resgatar a concepção original da lei de criação dos Institutos Federais, que dá ênfase à oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, é uma das saídas para a Educação Profissional e Tecnológica alinhar seu caminho e se recuperar de alguns dos baques sofridos nos últimos anos. Essa foi a principal sugestão do professor Mário Lopes Amorim, doutor em Educação e docente na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), que apresentou a palestra “Para onde vai a Educação Profissional e Tecnológica?” na tarde desta quarta-feira (19 de abril), no encerramento do 9º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2023).

Amorim fez um retrospecto dos dispositivos legais que, principalmente desde 2016, mudaram as feições da EPT no país e refletiu sobre o papel desse tipo de ensino na sociedade. “Contrarreformas” como a lei 13.415/2017, que instituiu a Reforma Nacional do Ensino Médio, por exemplo, fazem parte de um projeto que ele considera fragilizar a EPT. A ênfase ao empreendedorismo e o predomínio da racionalidade neoliberal foram outros aspectos problematizados pelo professor.

A palestra “Para onde vai a Educação Profissional e Tecnológica?” foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação:

 

Cerimônia de premiação

Após a palestra de encerramento, foram anunciados os trabalhos premiados no Sepei 2023, nas três divisões temáticas. Confira a lista:

Divisão Temática 1 - Formas de Comunicar, Discursos, Movimentos Culturais e Mediação Educacional 
1º lugar: Rádio C: Experiência de Ensino, Pesquisa e Extensão no Formato de Podcasts (Mariana Matoso Gielda, Emy Francielli Lunardi - Câmpus Chapecó)
2º lugar: I Semana Cultural IFSC Jaraguá do Sul-Rau: O Instituto Federal como Agente Promotor da Biblioteca, do Livro, da Literatura e da Leitura (Silve Renata Gomes Castro, Kelcia Kohls Antiuk, Larissa Noemi Dancker Ribeiro, Samara Cassie dos Santos, Julio Mateus de Sousa - Câmpus Jaraguá do Sul-Rau)
3º lugar: Populismo: O Desafio da Democracia Liberal para a Afirmação dos Direitos Humanos (Patrícia Rosa e Lúcia Carine Ferreira Gomes - Câmpus Florianópolis)


Divisão Temática 2 - Meio Ambiente, Tecnologias e os Desafios à Sustentabilidade no Contemporâneo 

1º lugar: Bebida Plant-Based de Extrato de Hibisco e Soja: Efeito de Diferentes Micro-Organismos Probióticos na Atividade Antioxidante (Cássia Fernanda Avrella,Tania Somera, Geórgia Ribeiro, Andreia Disegna, Tahis Regina Baú, Larissa Becker - Câmpus São Miguel do Oeste)
2º lugar: Caracterização de Leveduras Autóctones de Vitis Labrusca (Var. Bordô) de Parreiral em Rio Do Sul (SC), Brasil (Bruno De Almeida Cruz, Fernanda Cristina Moser, João Guilherme Mathias, Mariana de Vasconcellos Dullius, Marcos Roberto Dobler Stroschein - Câmpus Urupema)
3º lugar: Sustentabilidade – Nexo Educativo no IFSC – Gaspar (Jaqueline Silveira, Mariana Azevedo, Rafael Lanser, Graciane Regina Pereira - Câmpus Gaspar)

Divisão Temática 3 - Desafios Educacionais no Brasil de Hoje, Inovação Didática e Fazer Profissional Inclusivo 

1º lugar: Práticas Extensionistas de Química Laboratorial para o Colégio Militar (Ensino Médio): Foco na Complementação Pedagógica (Maria Eduarda Santos e Silva, Luã Schieffelbein dos Santos, Alyne Patrycia de Souza Ribeiro - Câmpus Lages)

2º lugar: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2022 do IFSC Câmpus Florianópolis (Rogerio Versage, Michely De Melo Pellizzaro, Daiane Cristini Barbosa De Souza, Marcos André Pisching, Luiza Pessoa Costa - Câmpus Florianópolis)

3º lugar: Expressões Faciais Reveladas no Desempenho Acadêmico (Matheus Vieira Santos - Câmpus Chapecó)


Divisão Temática 4 - Processos Produtivos, Tecnologias e Tendências para o Presente e o Futuro

1º lugar - Desenvolvimento de uma Plataforma Computacional para Visualização e Monitoramento de Sinais Biomédicos (Amanda Lisboa Pereira, Wilson Valente Junior - Câmpus Itajaí)

2º lugar - Desenvolvimento e Treinamento de Dispositivos Neuroprostéticos (Luis Filipe Russi, Gabriel Thiago Cavalcante Da Silva, Wilson Valente Junior - Câmpus Itajaí)

3º lugar - Desenvolvimento de uma Solução Segura, Prática e de Baixo Custo para Substituir o Manequim Inflável nas Aulas Práticas de Lavanderia em Jeans (Fernando Giacomini, Eduarda Souza Nunes - Câmpus Araranguá)

Avaliação

Para o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, a avaliação do Sepei 2023 é mais do que positiva. “É uma sensação de muito orgulho, depois de tanto tempo a gente realizar um evento presencial dessa magnitude falando de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Foi fantástico ver a integração entre servidores e estudantes de diferentes câmpus. Os projetos apresentados foram de altíssima qualidade e o que mais nos orgulha é que não são projetos fechados em si mesmos, são pesquisas pensadas para resolver problemas na comunidade onde nossos alunos estão inseridos, como escolas públicas da cidade, empresas da região”, analisa o reitor.

Gariba destaca as palestras tocando em pontos fundamentais para a formação cidadã e de pensamento crítico. “Temos consciência que fomos, por muito tempo, uma instituição focada em homens, e em 2023 é mais do que necessário discutirmos a igualdade, a inclusão, o assédio e a violência, entre outros tantos temas que permeiam uma educação integral dentro da educação profissional e tecnológica. O Sepei não é apenas uma mostra de potencial, mas um espaço de debate naquilo que é importante e impacta na vida dos estudantes e servidores, como a saúde mental e o bullying”, considera o reitor.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Valter Vander de Oliveira, coordenador da comissão organizadora do evento, comemora a realização de mais um Sepei depois de tanto tempo sem essa possibilidade. “É uma satisfação muito grande ver que tudo o que a gente planejou acabou sendo muito melhor. Servidores e estudantes sentiram muita falta e acho que fomos felizes nas escolhas e na execução”, avalia. Para ele, o evento proporciona a aproximação de servidores e estudantes de diferentes câmpus, apresenta uma visão mais ampla para todos, trazendo a sensação de pertencimento, e cria memórias. “É um investimento feito para trazer as pessoas para mais perto da instituição, em que se superam as dificuldades e as diferenças, como uma grande família mesmo”, ressalta.

Valter destacou também a qualidade dos trabalhos apresentados e a motivação dos estudantes. “Para mim, o evento foi mesmo um reencontro. As coisas fluíram e tudo deu certo porque as pessoas queriam que desse certo. E justamente o engajamento das pessoas nas comissões, dos estudantes, terceirizados que fez a diferença. As pessoas que deram esse brilho ao Sepei. Fica o incentivo para que o próximo Sepei seja ainda melhor”, finaliza o pró-reitor.

Anfitrião do evento, o diretor do Câmpus Joinville, Maick da Silveira Viana, recordou que foram três anos de expectativas para a realização do Sepei. “Nesse tempo, entre pensar, cancelar, foram nos dois últimos meses que a comunidade do câmpus engrenou e começou a participar. Contamos com a participação ativa do grêmio estudantil e com a ajuda de 31 "anjos" [nome dado aos estudantes que atuam como apoio presencial ao evento]. Como estávamos há três anos sem um grande evento como esse, muitos alunos não tinham ideia do que seria e, semana passada, quando a estrutura começou a ser montada, vieram perguntar como fazer para participar”, relata.

Para Maick, o Sepei é um grande incentivo para os estudantes. “Muitos que não fazem nem pesquisa, nem extensão veem as apresentações, veem que são colegas como eles, e se animam a fazer também. O contato com a pesquisa, a extensão e a inovação é importante para o aluno”, considera. Maick também afirma que, embora a edição híbrida tenha possibilitado a participação on-line de quem não pôde viajar a Joinville, a parte presencial é muito enriquecedora. “A interação entre câmpus, as apresentações culturais, tudo contribui para a formação”, salienta. As visitas técnicas ao orquidário, escola Bolshoi e Museu Nacional da Imigração proporcionaram, também, uma integração do evento com o que a cidade de Joinville oferece.

 “Temos que agradecer ao trabalho incansável das comissões, aos servidores que mesmo fora de comissões também colaboraram, um esforço enorme. Quem vê o evento pronto, precisa saber que não é só o que aparece. A nossa expectativa é que todos tenham tido ótimos momentos e levem boas lembranças daqui”, finaliza o diretor do Câmpus Joinville.

Próxima edição

Na reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) realizada durante o Sepei 2023, o Câmpus São Miguel do Oeste se candidatou para sediar a próxima edição do evento, em 2024. A definição virá após uma análise de viabilidade técnica.

 

 
 
 

SEPEI