Giro da Safra: estudantes de Agronomia do Câmpus Canoinhas participam de projeto de avaliação das lavouras de milho do Planalto Norte

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 23 fev 2024 15:56 Data de Atualização: 01 mar 2024 16:08

Um grupo de estudantes de Agronomia do Câmpus Canoinhas participou do projeto-piloto de acompanhamento e avaliação das lavouras de milho do Planalto Norte catarinense, que teve como objetivos estimar a produtividade da safra e fornecer informações ao setor produtivo, contribuindo com o desenvolvimento da região, que é a principal produtora de grãos de Santa Catarina.

O Giro da Safra – Milho é um projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) Central SC/RS, em parceria com o IFSC e cooperativas da região.

Conforme o professor Luís Carlos Vieira, esta parceria foi muito importante para os estudantes e para o IFSC, no sentido de estar junto da comunidade, principalmente dos agricultores, fortalecer as parcerias com instituições locais e regionais e reforçar a imagem e importância do IFSC no Planalto Norte.

“Para os alunos, a participação nesse projeto oportuniza o contato com situações de campo, reforçando o aprendizado em sala com situações práticas, e abre possibilidades de utilização dos dados coletados para desenvolverem seus trabalhos de conclusão de curso”, enfatiza professor Luís Carlos.

Os alunos bolsistas Renan Demétrio, Henrique Stolte, Rodrigo Palinger, Otavio Frederico Tschoeke Steidel e Victor Matheus Noernberg auxiliaram tanto na coleta dos dados das lavouras de milho em estágio de maturação quanto na digitação das informações obtidas e cálculo da produtividade de cada lavoura, de cada município e da média regional, levando em conta a quantidade, o peso e a umidade dos grãos.

Segundo Victor Noernberg, além da produtividade, as informações também vão contribuir com o cálculo da plantabilidade, que é a precisão no momento do plantio das sementes e que influencia no desempenho da lavoura. Os dados também são importantes para identificar os desafios dos produtores, quanto a controle de pragas, doenças e plantas daninhas, e relacionar a influência do clima.

“Também é importante ressaltar que esta parceria do IFSC com a Epagri e as cooperativas incentiva os alunos de Agronomia a encontrarem uma nova área de atuação e possibilidades de pesquisa e extensão, atuando diretamente com o produtor. E, tendo em vista que o milho é principal cultura do Planalto Norte e do estado e base para alimentação, tanto humana quanto animal, é uma cultura que, agronomicamente pra gente, pode ser considerada como a mais importante, junto com a soja”, destaca o estudante de Agronomia.

Apresentação dos resultados

Os resultados do Giro da Safra - Milho foram apresentados na noite desta quinta-feira (22), em Canoinhas, para agricultores, lideranças e técnicos envolvidos no projeto. Conforme o levantamento, a estimativa da safra de milho 2023/2024 é de uma redução de 3% em relação à safra anterior no Planalto Norte.

A expectativa é de que sejam colhidas 279,2 mil toneladas de milho nos 29,9 mil hectares plantados na região. A produtividade está estimada em 9,33 mil quilos por hectare. 

Os dados estão disponíveis no site do Observatório Agro Catarinense.

De acordo com a Epagri, o projeto levantou informações de 59 lavouras em fase de pré-colheita, em sete municípios do Planalto Norte catarinense:  Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho, Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira e Irineópolis.

EXTENSÃO CÂMPUS CANOINHAS