Grafite e capoeira encerram programação da Consciência Negra em Jaraguá do Sul

EVENTOS Data de Publicação: 07 dez 2023 16:56 Data de Atualização: 08 dez 2023 10:18

Na semana passada tivemos, no IFSC do Centro, o encerramento das atividades do Mês da Consciência Negra promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do câmpus.

Na quinta-feira (30/11) ocorreu o Sarau Novembro Negro, que contou com a presença de poetas locais, apresentação de capoeira e um grafite realizado dentro do nossa nossa escola, na parede junto à cantina.

A apresentação de capoeira foi realizada pelo grupo Abadá Capoeira, de Jaraguá do Sul.

Já o grafite foi feito pelo artista visual Igor Mendes, inspirado na obra de Antonieta de Barros –  mulher negra catarinense, que viveu entre 1901 e 1952 e foi a primeira mulher negra a ser eleita no país, além de responsável pela criação do Dia do Professor no ano de 1948.

Confira trecho da obra de Antonieta de Barros que inspirou o grafite realizado no IFSC do Centro:

“Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços.”

As atividades do Mês da Consciência Negra no IFSC do Centro foram organizadas pela coordenadora do GT Neabi no câmpus, Silvia Domingos, em parceria com o já instituído Neabi do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

EVENTOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO