Grupos de haitianos e venezuelanos destacam-se no Femifsc 2023

EXTENSÃO Data de Publicação: 29 set 2023 12:31 Data de Atualização: 03 out 2023 10:50

Dois grupos de imigrantes apresentaram-se e destacaram-se na 4ª edição do Festival de Música do IFSC - Região Oeste (Femifsc). Um grupo de haitianos, do Câmpus Chapecó, levou o primeiro lugar no evento; e estudantes venezuelanos, do Câmpus São Lourenço do Oeste, ficaram com a quarta colocação. A segunda, terceira e quinta colocações ficaram com brasileiros dos câmpus Chapecó e Xanxerê.

Gardy Josapha, estudante do Técnico em Mecânica do Câmpus Chapecó, comandou a apresentação dos haitianos com a música gospel “Tá chorando por quê?”. Com ele, estavam a amiga Schnaidine Elysee e a namorada Vania Fleurimont. “Escolhemos essa música porque somos cristãos e foi a segunda música que aprendemos no Brasil. Nos marcou muito”, revela.

O estudante conta que era músico no Haiti e abriu uma pequena produtora musical no Brasil. Sabe tocar violão, piano e bateria e está aprendendo a viola brasileira. “Estamos no Brasil há mais de três anos e estamos muito felizes pela oportunidade de nos apresentarmos aqui. Somos estrangeiros e a música é uma grande oportunidade de nos integrarmos ao Brasil, além dos estudos e trabalho”, afirma Gardy. 

O venezuelano Dionnny Jose Cova Contrera, aluno do Câmpus São Lourenço do Oeste, também levou seus conterrâneos para o palco do Femifsc. Conquistaram o quarto lugar cantando “Venezuela” e homenageando o Brasil. 

“Foi uma experiência muito gratificante, estamos muito emocionados. Nos sentimos acolhidos pelo festival e pelos gestores do câmpus que nos apoiaram para ir até Chapecó. Decidimos apresentar esta música para passar uma mensagem sobre a terra de onde viemos e fazer esse contato com o Brasil, nosso lar atual. Queríamos apresentar a Venezuela ao Brasil e fazer intercâmbio de culturas”, conta Dionny.

Os brasileiros também deram show e conquistaram três posições das cinco primeiras. Larissa Dalla Riva, aluna do Ensino Médio Técnico em Informática do Câmpus Chapecó, ficou com o segundo lugar. Ela começou a cantar com 4 anos de idade e desde lá a música sempre esteve presente na vida dela. "Fiz curso de teclado e vocal durante alguns anos e hoje continuo no meio e sempre que possível participando de eventos e festivais. Cantar no IFSC significa viver diversas experiências inesquecíveis, foram e são tantas apresentações que marcam e preparam cada vez mais para um futuro na música. Foi uma grande surpresa ficar em segundo lugar", afirma.

Ao todo, o 4º Femifsc recebeu 18 apresentações das cinco unidades do IFSC do Oeste: Chapecó, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Foi o primeiro Festival que contou com estudantes e servidores dos cinco câmpus da região.

“O Câmpus São Lourenço do Oeste, que ainda não havia participado, levou quatro apresentações e conquistou o quarto lugar com o grupo de venezuelanos. De forma geral, o nível dos participantes foi excelente, uma tarefa difícil para os jurados. E tivemos em torno de 500 pessoas assistindo. Então, só temos a agradecer a todos que participaram, aos apoiadores”, afirma o coordenador do evento, professor do IFSC Marcos Euzébio Maciel.

Primeiros colocados do 4º Femifsc:

1 - Gardy Mackensley Josapha, Vania Fleurimont, Schnaidine Elysee (Câmpus Chapecó)
2 - Larissa Dalla Riva (Câmpus Chapecó)
3 - Flavio Fernandes, Lucas Fernandes, Ana Paula E Cauã Guido (Câmpus Chapecó)
4 - Dionner Santiago Cova Contrera, Dionnny Jose Cova Contrera, Ruth Linero, Carlos Veracierta, José Manuel Tovar Valor, Angelys Gonzalez, Crismar Coraspe, Armando Ramírez, Dairet Espinoza (Câmpus São Lourenço do Oeste)
5 - João Gabriel Rodrigues Da Silva E Iasmim Grazieli Andreiko Da Silva (Câmpus Xanxerê)

Confira a classificação completa na página do Femifsc.
 

 

EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ