IFSC e Assistência Social irão ofertar curso para venezuelanas em São Lourenço do Oeste

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 set 2023 09:50 Data de Atualização: 02 out 2023 18:56

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC e a Secretaria de Assistência Social do Município irão ofertar o programa Mulheres Mil no próximo ano. Será por meio de um curso direcionado para mulheres venezuelanas. 

A parceria foi firmada no último dia 21, com o objetivo de “promover a formação profissional e o aumento da escolaridade de mulheres venezuelanas em situação de vulnerabilidade social que estão em São Lourenço do Oeste”, explica o diretor-geral do Câmpus SLO do IFSC, Daniel Carossi.

O diretor explica que o projeto “Mulheres Mil” vem nesta perspectiva e visa trazer uma resposta direta aos desafios encontrados no município. “A parceria entre IFSC e Secretaria de Assistência Social é fundamental, pois a Secretaria traz com detalhes as demandas específicas dessas mulheres, e permite que o IFSC possa desenvolver uma capacitação que atenda de forma eficaz às suas necessidades”, relata Carossi.

“Vamos firmar essa parceria para que essas 20 mulheres venezuelanas recebam conhecimento de língua portuguesa e para que depois possam transmitir para as demais mulheres venezuelanas que não poderão fazer o curso por um ou outro motivo. Faremos toda a parte de logística, matrícula, para que elas tenham o acesso ao curso. Ficamos muito felizes com esta parceria, já que o IFSC tem toda a estrutura para oferecer uma situação mais complicada, que é a falta do entendimento da língua portuguesa. A Secretaria vai dar todo o aporte necessário para o curso se efetivar nos primeiros seis meses do ano que vem”, afirma o secretário da Assistência Social, Anilson Sprícigo.

O estudante venezuelano do IFSC e membro do Colegiado, Dionny Jose Cova Contrera apresentou algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos seus compatriotas, principalmente na adaptação à língua e a cultura brasileiras. O estudante destacou o papel fundamental da educação no processo de inclusão dos venezuelanos na sociedade, ressaltando a importância de ações de capacitação.

Levando as demandas do público-alvo, serão 160 horas de curso para contribuir na capacitação da Língua Portuguesa e no conhecimento da cultura brasileira. Além de atuar no aprofundamento do idioma, durante a reunião para firmar a parceria, também foi sinalizada a importância de trabalhar ações voltadas a políticas públicas, ética e cidadania.

Além do IFSC e da Secretaria de Assistência Social de São Lourenço do Oeste, estiveram presentes na parceria o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), que apresentaram as principais demandas do município em relação ao público alvo.

Participaram da reunião docentes e técnicos administrativos do IFSC; Daniel Fernando Carossi, diretor-geral do Câmpus SLO do IFSC; Ramão Tiburski, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão; Anilson Sprícigo, secretário de Assistência Social; Viviane Erbes, psicóloga coordenadora do CRAS; Sidiane dos Santos Alvaristo, Assistente Social; Simone Battistel, diretora de Proteção Social; e Dionny Jose Cova Contrera, estudante e membro do Colegiado do IFSC.


 

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE