IFSC faz parte do Portal Rede Integra de inovação

INOVAÇÃO Data de Publicação: 01 nov 2023 11:26 Data de Atualização: 01 nov 2023 11:33

Foi lançada em 19 de outubro a Rede Integra de Inovação, uma ferramenta de busca que reúne portais de 33 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), desenvolvedor do portal. A cerimônia de lançamento ocorreu durante o I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), evento da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O IFSC é uma das instituições que compõem a nova ferramenta, que é um mecanismo de busca para encontrar pessoas, ambientes de inovação, laboratórios de tecnologia e serviços em instituições da Rede Federal para atender as demandas do setor produtivo e difundir conhecimento. Das 33 instituições da Rede Federal que aderiram ao portal Rede Integra de Inovação, 31 são Institutos Federais (IFs) e duas são Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). 

De acordo com o secretário de educação profissional do MEC, Getúlio Marques Ferreira, o portal é uma oportunidade de integrar informações e contribuir para o desenvolvimento da gestão da inovação. “É uma ferramenta que integra tudo o que se tem nos nossos processos. Isso é só o começo, espero que essa rede se estenda para o Brasil todo e conte com a participação das demais instituições da Rede Federal”, afirmou. 

Para Júlio Xandro Heck, reitor do IFRS, o lançamento da Rede Integra permitirá à sociedade enxergar as potências de pesquisa, de extensão, de inovação e de desenvolvimento de projetos da Rede Federal. “Somos uma rede reconhecida e respeitada pelos cursos técnicos de graduação e de pós-graduação que oferecemos, mas temos muito mais do que isso: nós desenvolvemos projetos em todos os rincões brasileiros, estamos presentes em mais de 560 municípios e, pela primeira vez, teremos um grande portal que apresentará para a sociedade brasileira o que é feito em cada uma das nossas unidades”, explicou. 

“Essa ferramenta traz para a Rede Federal uma imensa perspectiva, mostrando que a nossa rede é uma ilha de excelência, se pensarmos na perspectiva da educação pública do nosso País. Mas a gente se mostra pouco, a sociedade brasileira ainda nos conhece pouco”, afirmou Carla Comerlato Jardim, diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Setec.  
 

INOVAÇÃO