IFSC participa de encontros com reitores, com empreendedoras e aborda educação pública em podcast na Efapi 2023

EVENTOS Data de Publicação: 10 out 2023 21:35 Data de Atualização: 11 out 2023 11:41

Na noite desta segunda-feira (09), o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, esteve presente no Encontro dos Reitores e Diretores das Instituições de Ensino promovido pelo Parque Desbravalley, durante a Efapi 2023. A transmissão ocorreu ao vivo pelo canal do Youtube do Parque Desbravalley.

Durante a troca de experiências, Gariba abordou o tema da tecnologia em meio ao ambiente educacional e citou que o IFSC possui 22 câmpus espalhados pelo estado que contribuem com a ciência e a tecnologia e que dependem de investimentos para educação de qualidade. “Nós somos uma instituição pública e os nossos cursos vão além dos cursos integrados, são técnicos concomitantes, técnico subsequentes, graduações - tanto bacharelado quanto o curso tecnólogo -, e cinco mestrados”, relata.

O reitor aponta que, para o Brasil ser independente tecnologicamente, necessita de investimentos na ciência, na tecnologia e investimento maciço na educação. ”Nossos estudantes têm uma afinidade com o mundo do trabalho, porque cada câmpus tem uma relação com arranjos produtivos e sociais locais, essa característica faz com que haja o próprio desenvolvimento da região. Nós também não podemos pensar em avanço tecnológico e científico sem pensar no intercâmbio internacional, e por esse motivo contamos com várias parcerias que fazem nosso alunos ter dupla titulação”, cita. 

Gariba enfatizou também a importância de garantir os direitos aos estudantes e motivar o estudo dos mesmos. “Se não tivermos investimento na educação não adianta fazer malabarismo, porque é importante esse investimento. O IFSC tem uma característica importante de inclusão, porque 80% dos nossos estudantes recebem 1,5 salários mínimos, isso reflete na importância de se ter uma assistência estudantil para que esse estudante não desista na primeira dificuldade. É muito importante você manter o estudante motivado para que ele possa desenvolver todo o seu desempenho”, finaliza.

Também participaram do espaço os seguintes representantes: Erci Matiello (Unopar), Cláudio Jacoski (Uno), João Braida (UFFS), Gabriela Mager e Cleuzir da Luz (Udesc), Celso Costa (Unoesc), Silvana Marcon (Senac) e Leandro Sorgatto (Uceff), além de Maurício Gariba Junior (IFSC).

Educação pública em podcasts

Além do talk com os reitores, nesta segunda-feira (09), o IFSC participou do Podcast Desbravalley, com o tema “Educação Pública e suas oportunidades”. A conversa também contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Parque Desbravalley. Participaram do momento Graciela Pelegrini, professora do IFSC Câmpus Chapecó e pós Doutora em Inovação e Tecnologia, Giovani Ropelato, diretor de Ensino do Câmpus Chapecó e Marcos Euzébio Maciel, coordenador de Extensão do Câmpus Chapecó. 

O bate-papo conduzido por Duan Bressan abordou temas como sucesso, oportunidades, educação pública, empreendedorismo e tecnologia. Interligado com a fala do reitor, o diretor de Ensino Giovani destacou que o IFSC abre portas à comunidade garantindo que a instituição apresente um diferencial em educação. “Os estudantes que nos procuram são os estudantes aqui de Chapecó que conhecem a comunidade que muitas vezes já são trabalhadores e eles sabem que no IFSC vão encontrar um diferencial para a vida deles”, destaca Giovani. 

Entre esses diferenciais que o IFSC possibilita aos estudantes estão também projetos de extensão e culturais que motivam além da sala de aula. “Envolver a instituição de ensino com os alunos que estão nessa instituição e a comunidade externa é obrigatório, a gente tem que ir pra comunidade devolver algum conhecimento exatamente durante o processo”, relata o coordenador de Extensão Marcos. 

A professora Graciela Pelegrini em suas contribuições pontuou que além de tudo que a instituição oferece ainda há a procura pelo sucesso e a busca por conhecimento. “O sucesso dos alunos não depende só de nós. Cada um contribui de uma forma cada um tem uma importância diferente na vida. Então isso é bem importante, para mim enquanto pessoa ter sucesso é você olhar para trás e falar “eu construí”. Tem uma frase que eu uso bastante “nunca se arrependa do que você não fez”. E uma das coisas que eu sempre incentivo os meus alunos é justamente isso”.  

Mulher e empreendedorismo

 Já nesta terça-feira (10), a professora Graciela Pelegrini participou também da roda de conversa “MULHER+TEC: o código por trás da inovação”, no Palco do Conhecimento do Parque Desbravalley.

Foi um espaço para a professora do IFSC, assim como outras mulheres, destacar seu movimento no empreendedorismo e na área da inovação como mulher. “Eu vejo que inovar é resolver problemas, inovar é facilitar a vida das pessoas e ninguém melhor do que as mulheres que são detalhistas para conseguir identificar esses problemas. Então podemos começar a ter um olhar diferente. Tem muitas alunas e alunos meus que falam que queriam criar uma empresa, mas não tem ideia, mas a gente não precisa ter uma grande ideia, precisamos parar e olhar para o que está acontecendo”, afirma.

 

EVENTOS INOVAÇÃO CÂMPUS CHAPECÓ