IFSC recebe premiação da Huawei ICT Academy

INOVAÇÃO Data de Publicação: 14 set 2023 08:50 Data de Atualização: 22 set 2023 18:32

O IFSC participou da Conferência Educacional Huawei ICT Academy Brasil realizada dia 11 de setembro, em Brasília, DF. Na oportunidade, o IFSC recebeu troféu pelo reconhecimento ao expressivo número de alunos cadastrados na plataforma.

Essa foi a primeira Conferência de Reitores da Huawei ICT Academy Brasil e contou com representantes do Ministério da Educação, reitores, pró-reitores e professores da rede federal, além de representantes de outras redes, com o objetivo de compartilhar experiências que beneficiam a educação profissional e tecnológica do país.

Recentemente, o IFSC lançou um curso introdutório de Redes 5G, aberto à comunidade, no qual foi utilizado o curso base oferecido pela plataforma da Huawei, em que foram capacitadas 693 pessoas. “Vale ressaltar que, durante o processo de divulgação, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e conseguimos atingir aproximadamente 3 mil interessados”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flavia Maia Moreira, que representou o IFSC no evento. 

Segundo Flavia, a Huawei ICT Academy é um ótimo recurso disponível para instituições parceiras, como o IFSC, utilizarem na preparação de estudantes e no impulsionamento de profissionais para carreiras no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Esta plataforma possui diversos cursos bem estruturados, que incluem vídeo-aulas, slides e outros materiais que podem ser utilizados em diferentes níveis de capacitação”, destaca. Para ela, a premiação recebida também mostra a relevância do setor de TIC em nossa região e a importância de colaborações com prefeituras e outras organizações para promover ações de capacitação. 

O IFSC mantém parceria com a Huawei por meio de acordo de cooperação firmado com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Um dos resultados desse acordo será a implantação de um showroom da Huawei em Santa Catarina, que será coordenado pelo IFSC e terá parceria dos governos estadual e municipal, além da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O professor Mário de Noronha Neto, responsável pela plataforma Huawei ICT Academy no IFSC, informa que há a possibilidade de oferta de novos cursos ainda este ano. “A parceria é importante porque temos acesso a uma quantidade grande de cursos pré-formatados, vários com possibilidade de certificação profissional. Se o aluno tiver bom desempenho, ele pode fazer a prova de certificação profissional de forma gratuita”, explica. 

Noronha destaca ainda que a Huawei é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, atuando em segmentos alinhados às áreas tecnológicas do IFSC, como telecomunicações e energia solar, além da possibilidade de parcerias em pesquisa e desenvolvimento e a inserção de alunos em projetos e colocação profissional.

INOVAÇÃO