IFSC regulamenta trâmites para recepção de pesquisadores visitantes e em pós-doutorado

PESQUISA Data de Publicação: 12 jul 2023 14:03 Data de Atualização: 24 jul 2023 11:51

Foram publicadas nos dias 5 e 6 de julho duas portarias do reitor que dão orientações técnicas gerais e específicas para a composição de equipes com pesquisadores externos no IFSC.

A Portaria 1975, de 5 de julho de 2023, apresenta as orientações técnicas gerais do Programa Institucional de Voluntariado em Pesquisa e Inovação (PIVPI) no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Pós-Graduação do IFSC – Proapoio (IC, DT, INOVA, PG). Já a Portaria 2003, de 6 de julho, aprova as orientações técnicas específicas para estágio pós-doutoral, pesquisador e professor visitante correlatas ao PIVPI.

O PIVPI é o subprograma do Proapoio que regulamenta a participação de discentes e pesquisadores externos, de forma voluntária, em atividades de pesquisa e inovação no IFSC.

De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC, Clovis Antonio Petry, a Portaria 1975 detalha trâmites que já são praticados no IFSC, mas que, em geral, despertam dúvidas na comunidade acadêmica. Como são orientações gerais, aplicam-se a todos os casos de pesquisadores voluntários. “Já em relação ao pós-doutorado e pesquisadores e professores visitantes, tem-se como objetivo detalhar os procedimentos básicos para implementarmos essas modalidades nos programas de pós-graduação do IFSC”, explica, referindo-se à Portaria 2003.

Petry esclarece que os regulamentos foram planejados a partir de uma consulta do Câmpus Florianópolis sobre a possibilidade de recepção de pesquisadores na modalidade de estágio pós-doutoral. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação deu início então a estudos para encontrar alternativas de implementação dessa possibilidade de composição de equipes em atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação.

Com as portarias publicadas, os câmpus e programas de pós-graduação têm referencial para lançar chamamentos públicos que contemplem a participação de pesquisadores voluntários em equipes de pesquisa da instituição. 

Leia mais sobre o programa Proapoio (IC, DT, INOVA, PG)


 

PESQUISA