IFSC integra conselho da mulher e soma oito representações na sociedade de Chapecó

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 jul 2023 22:20 Data de Atualização: 21 jul 2023 06:14

O IFSC está inserido em oito espaços da sociedade civil organizada em Chapecó. São comissões, conselhos, fundações e outros espaços em que a instituição participa como representante, por meio de servidores que se identificam ou exercem cargos daquela área em específico.

A última conquista nesses espaços de representatividade foi nesta semana, quando a instituição tomou posse, por meio do Coletivo AdaLovelace, como representante no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapecó (CMDM), do mandato 2023/2025. Como titular, a professora Roberta Cajazeiras, e como suplente a técnica-administrativa Mirian Colonna dos Santos. 

As duas servidoras fazem parte do Coletivo AdaLovelace, formado por alunas e servidoras do câmpus. “O Coletivo tem participado desses espaços porque a gente percebeu que estar só no câmpus não nos permite saber as demandas da sociedade para solução de problemas, neste caso especificamente das mulheres, tanto para enfrentamento da violência quanto a prevenção”, conta a professora Roberta. 

O Coletivo tem uma atuação voltada principalmente para a prevenção. “Quando estamos nesses lugares, conseguimos fazer a busca ativa, pois as demandas aparecem. Assim, conseguimos executar vários projetos de extensão nessa temática dentro e fora do câmpus, focados na prevenção”, conta Roberta. Uma das ações destaque do Coletivo foi a realização de um bazar na festa junina do câmpus. “Nos rendeu mais de R$ 1 mil, valor que será usado para a compra de kits de higiene para meninas em vulnerabilidade”, continua Roberta.

Além da participação em espaços voltados a esta temática, o IFSC está inserido em outros sete espaços da sociedade civil organizada. Entre eles estão representações voltadas a discussões de inovação, como o Ecossistema de Inovação e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, também a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), Conselho Estadual de Cultura, Fórum Catarinense de Economia Solidária etc.

Confira as representações:

  • Ecossistema de Inovação de Chapecó - Giovani Ropelato, Mateus Simionato e Marli Baú (área de máquinas); Saulo Oberderfer e Eliandro Minski (área de TI); Graciela Pelegrini e Alencar Migliavacca (Instituições de Ensino);
  • Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Daniel Fabrício e Nilmar Jevouski.
  • Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) - Ilca Ghiggi e Guilherme Weizenmann
  • Fórum Catarinense de Economia Solidária - Janilson Lotério
  • Movimento Cidade - Mirian Colonna dos Santos (com temas de Empoderamento da Negritude e Indígenas)
  • Conselho Estadual de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura - Gerson Witte (cadeira de Artes Visuais)
  • Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Coletivo Ada Lovelace, com a professora Roberta Cajazeiras como titular, e como suplente a técnica-administrativa Mirian Colonna dos Santos. 
  • Rede de Atendimento a Mulher (RAM) - Roberta Cajazeiras
INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ