IFSC vai ofertar cursos pela UNA-SUS em parceria com a UFSC

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 26 out 2023 16:35 Data de Atualização: 28 out 2023 15:47

O IFSC vai ofertar curso de formação para profissionais da saúde pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com a UFSC. O projeto apresentado pelas instituições catarinenses e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi aprovado na chamada interna do Programa Integra UNA-SUS, que tem como objetivo produzir ofertas educacionais autoinstrucionais, destinadas aos trabalhadores e gestores atuantes nas Políticas de Promoção de Equidade em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Universidade Aberta do SUS foi criada em 2010 e é uma plataforma que oferece os mais diversos cursos de formação continuada para profissionais da rede pública de saúde, na modalidade a distância. As formações são ofertadas pelas 35 instituições públicas de educação superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação.

Desde 2014, o IFSC integra a rede de instituições que fazem parte da UNA-SUS. Porém, até o momento, não havia ofertado cursos na plataforma. Segundo a representante da Rede UNA-SUS no IFSC, a professora de Enfermagem do Câmpus Florianópolis, Vanessa Tuono, não houve propostas anteriores por falta de estrutura e mesmo de editais lançados nos últimos anos.

Porém, em abril de 2023, o Ministério da Saúde realizou o primeiro encontro presencial das entidades participantes da Rede UNA-SUS em Brasília. A professora Vanessa representou o IFSC no evento e conta que foi uma oportunidade de integração entre as instituições. No encontro, ficou acordado que cada instituição que já tivesse experiência de oferta de cursos fosse proponente de uma ação de formação, agregando ainda duas ou três instituições que ainda não tivessem enviado propostas. 

Assim, o IFSC participou de duas propostas como instituição colaboradora, tendo a parceria com a UFSC e UFBA aprovada para a oferta do curso em “Direitos Humanos e Saúde”. Ao todo, foram aprovadas 10 propostas nesta chamada pública, com as seguintes temáticas: População Negra; População LGBTQIAPN+; População Cigana/Romani; Adolescentes sem atendimento socioeducativo; População migrante, Refugiados e Apátridas; Populações Itinerantes (circense); Tráfico de Pessoas e contrabando de Migrantes; Política de Equidade em Saúde; Direitos Humanos e Saúde; Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual (veja as instituições contempladas).

Ainda não há data para lançamento da formação, pois as instituições parceiras estão criando conteúdos e formatando a oferta. Segundo a chamada pública, a formação deverá ter carga horária de 45 horas e trazer recursos educacionais como vídeos, podcasts, jogos, infográficos, entre outros, além da produção de um e-book. A certificação será pela UNA-SUS e UFSC.

A professora Vanessa explica que os professores na área da Saúde e com experiência em Moodle podem participar do projeto. “Para a elaboração do conteúdo, contamos também com a participação do Comitê de Direitos Humanos do IFSC. O presidente Felipe Schmidt colaborou com a escrita do projeto”, destaca. Segundo a professora, além dos cursos de formação, a UMA-SUS também é um repositório de material científico, com o qual os professores do IFSC também podem contribuir.

Experiência da UFSC com a UNA-SUS já teve mais de um milhão de matrículas

A UFSC é uma das instituições pioneiras na criação da Rede UNA-SUS, em 2010. Até hoje, já ofertou 62 cursos nos mais diversos níveis, como capacitação, qualificação, especialização e aperfeiçoamento. Ao todo, foram 137 ofertas (alguns cursos foram ofertados mais de uma vez), com um milhão e 54 mil matrículas. 

Segundo a coordenadora da UNA-SUS na UFSC, Sheila Lindner, as parcerias com instituições como o IFSC e a UFBA são a essência da rede: “ela se fortalece nas trocas. Muitas iniciativas de uma instituição são compartilhadas com outras. Isso ajuda aprimorar as tecnologias e as ofertas”. Além disso, com as parcerias, garante-se que haja compreensão das características dos territórios dessas instituições.

Para Sheila, a expertise do IFSC em educação a distância pode auxiliar no uso de novas tecnologias, acessibilidade e formatos diferentes. Além disso, a UFBA tem conhecimento na área de oferta do curso, que são os Direitos Humanos. “São parcerias que só vão aprimorar e fortalecer as iniciativas”, completa. Ela explica também a necessidade das parcerias internas dentro das instituições, com a participação de vários setores, como Tecnologia da Informação, pedagogia, design, acadêmico, entre outros.

Os recursos serão gerenciados pela Fiocruz Brasília, que fará o pagamento das atividades administrativas, acadêmicas, produção do curso, acessibilidade, além da proposta de uma pesquisa dentro de cada oferta.

GOVERNO FEDERAL