Jogo educativo criado por estudantes do Câmpus Joinville reforça importância do combate à dengue

ENSINO Data de Publicação: 09 jan 2024 13:19 Data de Atualização: 12 mar 2024 17:04

O cenário é lindo, as personagens são fofas, a aventura é divertida, mas os perigos são reais. O jogo educativo “Francisca: Sem Tempo para a Dengue” foi criado por estudantes do Câmpus Joinville para educar e conscientizar, de forma lúdica, sobre a importância do combate ao vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

A preocupação com a doença tem motivo: no ano passado, Joinville registrou 44.281 casos de dengue e 39 mortes. Os números dobraram em relação ao ano anterior. Em 2022, foram 21.304 casos confirmados e 19 óbitos. Os dados são do Painel Dengue Joinville.

No jogo, Francisca é uma estudante do IFSC que está atrasada para a prova de biologia na escola. Com a ajuda de Dengosa, sua capivara de estimação, ela precisa atravessar a cidade de Joinville, infestada de mosquitos da dengue, o mais rápido possível para não se atrasar para o teste. Para isso é necessário combater a dengue eliminando todos os locais onde o mosquito da dengue pode depositar seus ovos. 

“É uma maneira bem dinâmica e interativa de aprender”, explica a aluna bolsista Maria Rita Lemos, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica. Ela e o colega João Gabriel Francês, que participou como aluno voluntário, desenvolveram o jogo em software aberto, usando a plataforma gratuita Godot 4.0.3. A coordenação é dos professores André Bonetto Trindade e Joice Luiz Jeronimo. 

O projeto foi fomentado pelo Edital EPE nº05/2023, cujo tema era a conscientização da dengue através de jogos digitais. “Sendo um jogo educacional, o público-alvo é justamente os estudantes, principalmente do ensino fundamental. É pra ser um jogo simples e rápido pra ser usado em aulas como atividade de conscientização a respeito da dengue em Joinville”, enfatiza Maria Rita.

Além de educativo para quem brinca, os jogos digitais são pedagógicos para quem desenvolve. “Aprendi muita coisa com isso, não só a respeito da programação e dos softwares utilizados, mas também todo o processo de construção, do brainstorming das ideias até como organizar isso pra colocar dentro do jogo”, conta Maria Rita, que teve que lidar ainda com as situações frustrantes que aparecem durante a programação. “Porém, é um caminho muito versátil e bastante útil em diversos temas.”

O jogo “Francisca: Sem Tempo para a Dengue” está disponível gratuitamente na versão on-line para computador e como aplicativo para celular. 

Leia também

Juntos contra a dengue: projeto do Câmpus Joinville cria jogo virtual de combate ao mosquito transmissor da doença

ENSINO CÂMPUS JOINVILLE