Jogos digitais para público autista: pesquisa de professor do Câmpus Joinville é destaque em concursos de dissertação

PESQUISA Data de Publicação: 25 set 2023 18:22 Data de Atualização: 28 set 2023 22:35

O professor do Câmpus Joinville André Bonetto Trindade é um dos quatro finalistas do Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). A dissertação “Plataforma de projeção interativa para jogos sérios relacionados ao transtorno do espectro autista” foi defendida ano passado no mestrado profissional em Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com orientação do professor Marcelo da Silva Hounsell.

A premiação do trabalho vencedor será no encerramento do SBGames 2023, que acontece entre 6 e 9 de novembro, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Neste ano, o principal evento em jogos e entretenimento digital no Brasil é organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Este é o segundo concurso da SBC que a dissertação concorre. Em agosto, o trabalho de professor Bonetto ficou entre as dez melhores do Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Os trabalhos foram avaliados conforme resultados científicos e tecnológicos e seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área da computação. Agora, a dissertação concorre na área específica de jogos digitais.

Para professor Bonetto, a participação nestes concursos é importante para dar visibilidade aos resultados alcançados pela pesquisa e ressaltar que a tecnologia pode e deve ser usada em prol da inclusão. “A área tecnológica, fortemente ligada aos cursos ofertados pelo nosso câmpus do IFSC, é aquela que costumeiramente traz novidades em passos rápidos. Por isso, manter este tipo de ligação com outras instituições traz benefícios em termos de desenvolvimento de novos projetos e possibilidades de fortalecer o ensino aos nossos alunos com temas atuais e de valor para a sociedade”, enfatiza.

Realizada em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica do IFSC Joinville, a pesquisa desenvolveu uma plataforma de jogos para auxiliar pessoas no espectro do autismo que têm dificuldades em gerenciar estímulos e se concentrar em atividades específicas. A plataforma T-TEA utiliza visão computacional para identificar a interação do jogador com o jogo, sem a necessidade de acoplamento de sensor ou controle remoto no jogador. Os jogos RepeTEA e KarTEA são projetados no chão e o jogador deve se movimentar sobre a projeção para interagir com os desafios propostos. 

“Nesta pesquisa específica, a tecnologia veio auxiliar a população autista com uma ferramenta desenvolvida em conjunto com especialistas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com a utilização de jogos digitais sérios para ser utilizada como uma ferramenta de estímulo para treino motor e cognitivo”, explica professor Bonetto.

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