Lançado edital de ingresso no Mestrado em Viticultura e Enologia

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 04 abr 2024 14:21 Data de Atualização: 26 abr 2024 12:17

Foi lançado o Edital de ingresso para o Programa de Mestrado em Viticultura e Enologia na parceria IFSC Câmpus Urupema e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Bento Golçalves. O período de inscrições vai de 22 de abril a 13 de maio de 2024 e as aulas iniciam no segundo semestre deste ano, em agosto. São 30 vagas no total, 20 para a instituição gaúcha e 10 para o IFSC.

Há reserva de vagas para negros (pretos e pardos), indígena e pessoa com deficiência e para ampla concorrência. O processo seletivo será dividido em duas etapas: A primeira etapa é composta pela análise de currículo e análise de anteprojeto de pesquisa e a segunda etapa é entrevista. A taxa de inscrição é de R$150, mas os candidatos têm de 8 a 12 de abril para solicitar sua isenção. 

O programa dispõe de duas linhas de pesquisa: Tecnologias em Viticultura e Enologia: e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Viticultura. O edital do certame contém todas as informações necessárias para o candidato participar. No ato da inscrição, via formulário eletrônico, o candidato deverá informar a instituição associada na qual pleiteia cursar o Mestrado (IFRS - Campus Bento Gonçalves ou IFSC - Campus Urupema)

Sobre o Programa 

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia tem como objetivo oferecer um curso no qual os profissionais que atuam no setor vitivinícola possam aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia, inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

O PPGVE é um programa em rede ou em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. Nesse primeiro momento a oferta se dará no IFRS, campus Bento Gonçalves, e no IFSC, campus Urupema. Cada Instituição Sede ou Associada é responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Futuramente o PPGVE poderá contar com novas instituições associadas.

Ao finalizar o curso, o egresso terá potencializado as suas habilidades e competências para resolução de problemas no setor vitivinícola.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS URUPEMA