Mulheres Mil: 20 estrangeiras iniciam curso em São Lourenço do Oeste

ENSINO Data de Publicação: 08 mar 2024 12:38 Data de Atualização: 08 mar 2024 12:52

O Câmpus São Lourenço do Oeste iniciou nesta semana o Programa Mulheres Mil. Na segunda-feira (04) houve uma aula inaugural, com as boas-vindas às mulheres participantes. Elas receberam informações gerais sobre as atividades, e conheceram os professores e técnicos que vão atuar nas aulas e oficinas.

O curso, intitulado Formação Inicial em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros – Básico, atenderá 20 mulheres estrangeiras com mais de 16 anos. São 19 venezuelanas e uma etíope que se encontrarão duas vezes por semana e receberão auxílio financeiro para conseguir manter os estudos.

O curso tem a duração de seis meses, com 160 horas mais atividades da extensão, como  oficinas, cursos, palestras, feira, entre outras. “A oferta foi feita exclusivamente para mulheres estrangeiras e tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social”, relata o diretor-geral do câmpus, Daniel Carossi.

Para a supervisora do programa, a servidora do IFSC Daniela Bernardi, o curso permitirá uma melhor adaptação das mulheres à cultura e à língua portuguesa. "Cada mulher imigrante que vem para nosso país enfrenta um desafio diferente em sua vida. O curso do Mulheres Mil vai contribuir no entendimento de direitos e deveres dos imigrantes, como acessar serviços públicos, obter documentos, além de proporcionar uma imersão na língua portuguesa, auxiliando em coisas do cotidiano, como fazer compras em um mercado ou padaria”, relata.

 

ENSINO EXTENSÃO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE