Neabi: Câmpus Joinville começa estruturar Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 26 jun 2023 18:27 Data de Atualização: 26 jun 2023 18:38

Estudantes e servidores estão convidados a participarem da estruturação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Joinville. A reunião de trabalho está marcada para esta quinta-feira (29), às 17h, por videoconferência, e contará com a participação do coordenador do Neabi do Câmpus Gaspar, Luiz Herculano de Sousa Guilherme.

A criação de um Neabi no Câmpus Joinville busca atender a necessidade de estudantes e servidores por um espaço de ensino, pesquisa e extensão em torno da história afro-brasileira e indígena e também contribuir para o combate ao preconceito racial.

No IFSC, os Neabis foram criados, a partir de 2015, nos câmpus Gaspar, Canoinhas, São Miguel do Oeste, Palhoça Bilíngue e Caçador. Mais recentemente, foram criados os núcles dos câmpus Jaraguá do Sul – Rau e São Carlos.Todos os núcleos funcionam de maneira autônoma, respeitando as características de cada câmpus, embora desenvolvam trabalhos em conjunto. 

É importante lembrar também que as instituições de ensino devem desenvolver ações de combate ao preconceito racial e de adequação de seus projetos pedagógicos à legislação vigente, que obriga o estudo da história e cultura afro-brasileira (Lei Federal 10.639/2003) e indígena (Lei 11.645/2008).

CÂMPUS JOINVILLE