Nota de Repúdio

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 set 2023 13:43 Data de Atualização: 20 set 2023 14:45

Nesta terça-feira (19) a Direção-Geral do Câmpus Joinville tomou ciência, por meio das redes sociais, de fato ocorrido em competição de Associações Atléticas de Joinville e Região, onde um estudante negro de nosso câmpus, infelizmente, sofreu ato preconceituoso e discriminatório.

Vimos por meio deste manifestar nosso total repúdio ao ocorrido.

Os palcos esportivos, onde passaram Jesse Owens, Pelé, Jackie Robinson, Daiane dos Santos, Rafaela Silva, os Panteras Negras, dentre tantas outras personalidades negras históricas e símbolos contra o racismo, não merecem abrigar este tipo de comportamento nocivo e preconceituoso. Pelo contrário, este espaço social gerou debates historicamente necessários para busca de uma sociedade mais justa, igualitária e antirracista.

Esperamos que a prática esportiva promova um ambiente saudável, de jogo limpo, camaradagem e competição sadia, especialmente entre equipes escolares/universitárias. Este é o esporte que o IFSC incentiva e que vale a pena como componente importante para a formação humana.

Prestamos nossa solidariedade ao estudante, vítima do ato, e a toda população negra que, lamentavelmente, ainda convive diariamente com o preconceito.

Reforçamos que o Câmpus Joinville tem espaços de acolhimento para situações de racismo e outros crimes que envolvam a comunidade acadêmica, como a Coordenadoria Pedagógica, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e a própria Direção-Geral.

Por fim, sendo a educação uma das principais ferramentas antirracistas, indicamos como leitura obrigatória as postagens do Blog do IFSC “Entendendo o racismo” e "Por que é preciso ser antirracista todos os dias do ano?".

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE