Nota máxima e incremento de laboratórios e grupos de pesquisa são destaques da Engenharia Elétrica

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 27 set 2023 11:07 Data de Atualização: 27 set 2023 11:18

 O curso de Engenharia Elétrica completa 10 anos este ano, oferecendo 40 vagas a cada semestre letivo. Para o Vestibular Unificado estão dirigidas 20 delas. Vários fatores são responsáveis pelo incremento e crescimento da graduação em Engenharia Elétrica, segundo seu coordenador, professor Daniel Tenfen. Atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em 2015, 2019 e a atualização em andamento em 2023; o reconhecimento do MEC em 2019 com nota máxima; a criação da Pós-graduação em Engenharia Elétrica com o Mestrado Profissional em Sistemas de Energia Elétrica; o aumento da oferta de projetos de pesquisa relevantes em áreas como a comercialização de energia elétrica, veículos elétricos e drones; a criação de novos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq; a ampliação e a modernização de laboratórios de ensino e pesquisa são alguns dos fatores citados por ele, que complementa com outras duas ações: “trazer o polo Embrapii para o Câmpus Florianópolis e estruturá-lo; e participar ativamente de projetos de extensão de grande porte, como de indústria 4.0 e de eficiência energética junto ao Procel (Procel Software)”. 

O curso tem como base disciplinas da área de Física, Matemática, Química e Informática, com grande ênfase em aulas práticas e em experiências de laboratório. A formação, que ocorre nos turnos da tarde e noite, envolve aulas de instalações elétricas, equipamentos elétricos, sistemas de energia, eletromagnetismo, máquinas elétricas, mercado de energia elétrica, uma vez que o engenheiro eletricista lida com o desenvolvimento de tecnologia voltada, principalmente, para os sistemas elétricos, atuando na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele também coordena, planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, sistemas de potência, automação e produção industrial. 

A Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis oportuniza ainda, através de uma parceria, a chance de obter duas titulações durante a graduação: bacharel em engenharia elétrica no Brasil e mestre em Portugal (União Europeia).

Além disto, o curso propicia o desenvolvimento da pesquisa e da extensão ao longo de suas componentes curriculares em consonância com a prática em todas as atividades pedagógicas. O Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAE) possui seis grupos de pesquisa atuantes: Laboratório de Mobilidade Elétrica (Emol); Grupo de Estudos em Sistemas de Energia (GESE); Grupo de Pesquisas em Eletrônica de Potência e Acionamentos Industriais (GEPAI); Grupo de Pesquisa em Veículos não Tripulados Remotamente Pilotados https://www.ifsc.edu.br/web/campus-florianopolis/veiculos-nao-tripulados; Grupo de Pesquisa em Redes Elétricas Inteligentes (Labsmart/GPREI); e Grupo de Pesquisa em Computação Científica para Engenharia (PECCE). 

Infraestrutura

A graduação em Engenharia Elétrica possui ambientes de aprendizagem especializados para o desenvolvimento das competências previstas ao perfil profissional. O Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAE) possui laboratórios específicos para os componentes curriculares, de acordo com seu foco teórico ou prático.

Alguns dos laboratórios utilizados pelo curso de Engenharia Elétrica são: Laboratório de Sistemas de Potência; Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletromagnetismo; Laboratório de Simulação e Instrumentação Virtual; Laboratório de Eficiência Energética; Laboratório de Instalações Elétricas A e B; Laboratório de Comandos Industriais; Laboratório de Medidas Elétricas; Laboratório de Máquinas Elétricas I e II; Laboratório de Manutenção Eletromecânica; Laboratório de Eletrônica Industrial; e Laboratórios de Informática. 

Mercado de trabalho

Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; concessionárias e comercializadoras de energia; empresas de tecnologia e de soluções em engenharia, computação e novos empreendimentos; pesquisa e desenvolvimento; indústrias de máquinas e equipamentos elétricos e universidades, institutos federais e centros de pesquisa.

Matriz Curricular - Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso - Consulte o projeto pedagógico do curso

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS