Professor do IFSC participa de capacitação e visitas técnicas na Alemanha

INTERNACIONAL Data de Publicação: 05 abr 2024 11:41 Data de Atualização: 05 abr 2024 11:51

Na semana passada, o professor do Câmpus Florianópolis do IFSC Erwin Werner Teichmann participou de um curso de manutenção em veículos elétricos com outros quatro pesquisadores brasileiros no BBS Gut, uma escola técnica que fica na cidade de Trier, a mais antiga da Alemanha. A capacitação foi um convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministro da Educação (Setec/MEC) ao IFSC. Erwin foi selecionado por coordenar um projeto junto à Unidade Embrapii do IFSC na área de mobilidade.

Segundo o professor, foi uma experiência enriquecedora. “Os professores alemães que ministraram o curso têm muita experiência na área e já dão aula de mobilidade e manutenção de veículos para alunos nesta escola na Alemanha, então foi uma oportunidade incrível  com uma atenção especial à segurança e mão na massa”, disse. Além de voltar para o Brasil com mais conhecimento, Erwin está trazendo para o IFSC ferramentas que foram doadas pelo BBS Gut no valor de € 2.000,00. 

Em maio, professores da instituição de ensino alemã virão ao Brasil para ministrar outro curso no Câmpus Florianópolis.“A ideia é fazer um curso gratuito em manutenção em veículos elétricos”, antecipa. 

Durante sua estadia na Europa, o professor do IFSC aproveitou para visitar três empresas na França: uma que trabalha com veículos de hidrogênio, outra fabricante de componentes automotivos e uma empresa que faz a conversão de veículos da combustão para elétrico e aluga. “Foi muito interessante e pensamos em realizar projetos com elas”, informa. 

Ele também conheceu um instituto de soldagem na Bélgica e ainda presidiu as bancas de apresentação do trabalho de conclusão de curso de estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis que participam de um intercâmbio no Instituto Fraunhofer ILT, na cidade de Aachen, na Alemanha.

INTERNACIONAL