Professor e egressa do IFSC expõem no Salão de Artes Visuais de Chapecó

EVENTOS Data de Publicação: 07 jul 2023 09:18 Data de Atualização: 07 jul 2023 09:34

O professor Gerson Witte e a egressa Giovana Tartas, do Câmpus Chapecó do IFSC, tiveram obras selecionadas para participar do Salão de Artes de Chapecó em 2023. A exposição encerra nesta sexta-feira (7), no Centro de Eventos da cidade.

Gerson expõe “O Minotauro Encontra Tarsila”, uma obra em nanquim e aquarela sobre papel. Ele conta que pesquisando sobre a história da chegada dos europeus na região sul do país no século XVI, deparou-se com a figura de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, conquistador espanhol que percorreu a trilha indígena do Peabiru, partindo a pé do litoral catarinense até a cidade de Assunção, no Paraguai. Por isso, foi o primeiro europeu a ver as Cataratas do Iguaçú e pode ter sido o primeiro a percorrer os campos de Palmas, onde hoje está o oeste catarinense.

“Pensando no movimento modernista da região, referenciei o Museu Oscar Niemeyer, como um monstro mitológico e marcaria um dos lugares onde Cabeza de Vaca, transformado em Minotauro, teria que enfrentar para poder seguir ao Oeste, pelas serras de araucárias. Criei a obra de forma antropofágica, seguindo o lema modernista”, detalha Gerson.

Giovana Tartas, egressa do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, expõe “restou Filé”, premiada como a terceira melhor obra. Ela foi pensada a partir das rendas crochê filé, de produção ancestral, passada de geração para geração, e o resgate do seu fazer, majoritariamente, realizado por mulheres. “Mulheres que muitas vezes vem a ser invisibilizadas, porém em contrapartida desenvolvem um trabalho manual complexo de tramas e desenhos”, conta Giovana na descrição da obra.

Tanto Giovana como Gerson têm um longo caminho na área. Os dois produziram, por exemplo, a ilustração de uma cartilha sobre a história do Oeste catarinense; e ela venceu um concurso do mascote do DC na Sala de Aula, ainda em 2014.

Foram selecionadas obras de 20 artistas chapecoenses para participar da exposição: Rafazildo, Janaína Corá, Juliana Povala, Giovana Tartas, Angélica Lüersen, Ana Orlandin, Gerson Witte, Mari Baldissera, Sonia Loren, Maycon, Karay Yapua, Xico Bracht, Márcia Moreno, Guilherme Liberali, Aline Stochi, Bruna Arruda, Ale Gnovatto, Ale Favretto, Renan Picoli e Adriana Satiskuna.

O Salão de Artes Visuais reconheceu, in memorian (1959-2022), a artista visual Neocy Fin por meio do nome do espaço. Natural de Chapecó, a trajetória de Neocy é composta por exposições coletivas e individuais em vários estados brasileiros, incluindo uma turnê coletiva pela Argentina. Foi sócia-fundadora da Associação Chapecoense dos Artistas Plásticos (Achap).

 

Obra “O Minotauro Encontra Tarsila”, de Gerson Witte:

    
 

 

Obra “restou Filé”, de Giovana Tartas:

   
 

 

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ