Professora de Enfermagem apresenta pesquisa em congresso internacional no Canadá

ENSINO Data de Publicação: 04 jul 2023 16:15 Data de Atualização: 04 jul 2023 16:24

Uma pesquisa desenvolvida pela professora de Enfermagem do Câmpus Joinville Maria Alice de Freitas foi selecionada para um dos mais importantes congressos globais de enfermagem: o ICN Congress 2023 - Congress of International Council of Nursing (Congresso do Conselho Internacional de Enfermeiros). O evento começou dia 1º e segue até 5 de julho, em Montreal, no Canadá.

O trabalho “O caminho da perda e do luto em pessoas idosas no Brasil” ( Navigating the pathway of grief and loss in elderly) faz parte de suas pesquisas para a tese do doutorado sanduíche em andamento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a universidade canadense University of Manitoba.

“É uma pesquisa fundamentada nos dados, na qual desenvolvemos uma teoria sobre todos os processos que as pessoas idosas passam após a perda de uma pessoa próxima. É uma pesquisa inovadora, porque as teorias anteriores não trabalhavam especificamente com pessoas idosas; e o luto nesta faixa etária tem inúmeras particularidades”, explica professora Maria Alice.

A coleta de dados foi desenvolvida no Brasil, mas o processo de análise e codificação foi realizado em parceria com o professor Daniel Nagel, da universidade canadense, que é uma liderança internacionalmente reconhecida no método utilizado nessa pesquisa. Junto com a orientação da professora Angela Alvarez, da UFSC, Nagel atua na coorientação da tese da professora do IFSC.

Segundo Maria Alice, o evento conta com a participação de representantes de mais de 120 países, e traz as maiores inovações em práticas e pesquisa na área da enfermagem que acontecem em todo o mundo. “O congresso tem me possibilitado ter uma perspectiva global da enfermagem e a importância da profissão para o futuro e para os sistemas de saúde em todo o mundo”, enfatiza.

ENSINO PESQUISA EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE