Professora do IFSC aborda “futurismo”, área incipiente no Brasil, durante podcast do Parque Desbravalley

EVENTOS Data de Publicação: 06 out 2023 22:30 Data de Atualização: 11 out 2023 10:57

Apaixonada por tecnologia e futurismo, a professora do Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e pós-doutora em Inovação e Tecnologia, Graciela Pelegrini, participou na tarde desta sexta-feira (06), do Podcast Desbravalley, com o tema “Ecossistema de Inovação”. Houve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Parque Desbravalley, espaço da Efapi 2023, de 06 a 15 de outubro.

Natural de Cascavel (PR), Graciela iniciou sua docência na área de mecânica em meio ao mestrado, e formou-se também em direito e administração, além de ser pós-doutora em Inovação e Tecnologia. Durante as aulas no IFSC, sempre viu a necessidade de levar os alunos o mais próximo possível ao mercado de trabalho. “Dou aula aos meus alunos que eu gostaria de ter tido. Por isso continuo estudando e busco ter sempre uma relação com o mercado de trabalho e levar isso para a sala de aula”, conta.

Para garantir ainda mais qualidade nas aulas, iniciou os estudos no campo do futurismo, ambiente pouco estudado no Brasil. “Será que tudo que a gente vê, especialmente da área de tecnologias da inovação, vai pegar mesmo? O que vai ficar? O que não vai? Tentando entender um pouco mais sobre isso, fui estudar o futurismo. No futurismo estudamos métodos para antecipar o futuro. Aqui no Brasil possuímos pouquíssimas certificações nessa área, é algo ainda muito incipiente, só que uma das coisas que já estou percebendo é que a inovação é só um caminho para chegar no futuro”, afirma durante o podcast.

Durante a conversa com Duan Bressan e Jhoni Beneti, no espaço podcast, Graciela citou também que o estudo está delimitado a quatro futuros, sendo eles: aquele que acontece de qualquer forma; aquele que conseguimos moldar um pouco; aquele que mexemos em algo; e aquele que queremos que aconteça, que trabalhamos para acontecer.
Sobre o IFSC, a professora destaca a excelência da instituição em ensino de qualidade. “Contamos com vários cursos, cursos focados na área da tecnologia, cursos técnicos, ensino médio técnico. Então é uma instituição completa e estamos sempre tentando nos reinventar, levar o melhor para os alunos, para a comunidade, porque além de tudo o IFSC é de todo mundo”, pontua.

Próximos dias: Podcast e Palco do Conhecimento

Na segunda-feira (09), às 17h, também no podcast será abordado o tema Educação Pública e suas oportunidades, com o diretor de Ensino, Giovani Ropelato; o coordenador de Extensão, Marcos Euzébio Maciel; e com a professora Graciela Pelegrini.

A participação no Palco do Conhecimento ocorre na segunda-feira (09), das 19h30 às 21h, com conversa entre os Reitores e Diretores das 10 instituições de ensino presentes no Parque, entre eles o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior. 

Na terça-feira (10), das 16h às 17h, ocorre o evento “Mulher+TEC: o código por trás da inovação Talk”, com a participação da professora Graciela Pelegrini do IFSC, e de Erci Mattiello da Unopar, Marineiva Moro C. de Oliveira da Unoesc, Mariana Vagner e Julyane Felipette Lima do Pollen Parque.

Para finalizar a participação no Palco do Conhecimento, no sábado (14), o IFSC estará presente na conversa “Como transformar pesquisa em inovação: cases que saíram da IES e viraram solução de mercado”.

Confira toda a programação do IFSC no Parque Desbravalley

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ