Professora do IFSC Urupema participa de programa sobre mercado vinícola de SC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 out 2023 16:18 Data de Atualização: 27 out 2023 16:24

A professora Carolina Pretto Panceri, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Urupema e docente da área de Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema, participou nesta quinta-feira (26) do programa Conversas Cruzadas, da CBN Floripa, emissora da Grande Florianópolis. Em pauta, os vinhos de Santa Catarina.

O programa, em formato de debate, durou uma hora e foi transmitido ao vivo das 15h às 16h, também no youtube. A conversa foi mediada pelo jornalista Renato Igor e teve como convidados, além da professora Carolina, Ricardo Morari estava Diego Censi, presidente da Vinhos de Altitude Produtores e Associados. O programa abordou a produção, o mercado e as qualidades dos vinhos produzidos em Santa Catarina.

Entre os assuntos abordados, uma das principais reivindicações dos produtores há décadas e que pode acontecer em breve: a reclassificação do vinho como alimento ou complemento alimentar. "Na esfera estadual já temos incentivos (tratado de tributação diferenciado) aos produtores que barateiam os custos e o preço final, mas tramita em Brasília, já passado pelo Senado e agora indo ao Congresso, o nosso pleito de reclassificar o vinho como alimento ou, eventualmente, como complemento alimentar. Isso seria uma virada de chave aos produtores. Isso desonerar alguns impostos federais, como PIS e Cofins, IPI, fomentando a produção e o consumo do vinho nacional. É um pleito antigo e, se aprovado e depois somado à Reforma Tributária, será de grande importância à categoria", comenta Diego Censi.

O presidente da Vinhos de Altitude completou que das 24 vinícolas da região, 16 contam com serviços de enoturismo, gastronomia, recepções, visitação e etc. O que mostra a importância de discutir tributo e infraestrutura para a categoria. "Os vinhos de Santa Catarina são reconhecidos por sua alta qualidade. De maneira geral, a viticultura brasileira evoluiu muito nos últimos anos e isso se deve ao investimento tecnológico no setor e Santa Catarina já tem regiões produtoras tradicionais e com esse selo de altitude alavanca o quesito qualidade do produto catarinense. É uma região que produz muitos vinhos finos, espumantes, e outros derivados, que são o diferencial local da região", completa a professora Carolina.

A participação da professora Carolina é um reconhecimento do IFSC Câmpus Urupema como referência na área. O câmpus possui o único curso superior de Viticultura e Enologia público e gratuito de Santa Catarina. Além disso, conta com diversos projetos de extensão e pesquisa que colocam o nome do IFSC nesse cenário. "É sempre bom aproveitar essas oportunidades de falar sobre o setor e sobre o IFSC. Importante perceber que estamos nos tornando conhecidos e reconhecidos como agentes importantes na área da uva e do vinho. Espero que o público tenha gostado e que isso reforce a marca do IFSC em Santa Catarina".

A conversa completa pode ser conferida abaixo.
 

 

Para saber mais sobre o curso superior de viticultura e enologia acesse o site do guia de cursos
 

INSTITUCIONAL CÂMPUS URUPEMA