Projeto de Chapecó que simula desgastes em equipamentos recebe premiação em evento catarinense

PESQUISA Data de Publicação: 14 nov 2023 11:04 Data de Atualização: 24 nov 2023 21:28

O trabalho “Projeto e construção de equipamento tipo pino disco que atenda a norma ASTM G99”, do Câmpus Chapecó, foi escolhido como o melhor artigo na modalidade Engenharias III, na última semana, durante o 12º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul).

O artigo foi escrito pelos professores Fernando Marques, Renato Bergamo e Mateus Simionato, e pelos estudantes Gabriel Henrique Slomski Vacarin, Gabriel Rosset da Costa e Lucas Luan Reichert, alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e do técnico em Mecânica.

“O evento foi incrível e a organização impecável. Tivemos a oportunidade de realizar uma integração com os outros câmpus e universidades presentes, fazendo conexões e discutindo ideias de parcerias e possíveis futuros trabalhos. Parabéns à equipe organizadora por seu empenho e dedicação em tornar este evento memorável. Esperamos ansiosamente por futuras edições e por mais oportunidades de participar de eventos tão bem executados como este”, afirma o estudante Gabriel Rosset da Costa.

A equipe desenvolveu o equipamento para simular desgastes ocorridos em conjuntos mecânicos, como mancais, rolamentos, próteses, entre outros. Utiliza de um pino posicionado de forma perpendicular a um disco circular que rotaciona, e gera uma trilha de desgaste que posteriormente pode ser analisada por meio de microscopia ou metrologia.

A máquina foi projetada com base na norma feita pela "American Society for Testing and Materials", com nome ASTM G99, que diz a respeito dos aparatos e procedimentos necessários para a realização do ensaio. 

Conheça o trabalho lendo o artigo aqui.

O evento

O 12º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul) teve como objetivo proporcionar um espaço de divulgação, reflexão e integração da pesquisa, extensão e ensino. Em 2023, o evento foi sediado pelo IFSC Câmpus Araranguá, de 08 a 10 de novembro, e contou  com palestras, oficinas e minicursos, além de sessões de apresentação de trabalhos. O tema principal foi “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”.

Conheça todos os premiados na notícia.

Confira a cerimônia de premiação.
 

PESQUISA EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ