Projeto do Câmpus Canoinhas complementa estudo de ciências com oficinas temáticas para estudantes de escolas estaduais

EXTENSÃO Data de Publicação: 14 set 2023 20:34 Data de Atualização: 17 nov 2023 10:57

Uma sequência de oficinas temáticas de ciências ofertadas pelo Câmpus Canoinhas ajudou estudantes do ensino médio da rede pública estadual da região a conhecerem melhor o universo da química e da microbiologia. As atividades foram realizadas em parceria com os professores das escolas visitantes, complementando os temas estudados em sala de aula.

“Como profissionais de uma instituição de ensino técnico e tecnológico, sabemos da importância do contato dos alunos com os laboratórios durante o ensino de ciências, e por isso decidimos disponibilizar o nosso conhecimento e a infraestrutura do câmpus para potencializar a aprendizagem desses alunos”, relata a equipe, formada pelos técnicos de laboratório de Alimentos Daiana Alves Machado, Josiéli de Oliveira dos Santos Veiga e Luiz Alberto Silva Stefanski e pelos estudantes Ana Julia de Oliveira Dias, do técnico integrado em Alimentos, e Luis Carlos Lima dos Reis, de tecnologia em Alimentos.

Eles explicam que a ideia do projeto surgiu a partir das necessidades relatadas pelas escolas, em atividades realizadas anteriormente no câmpus, além de ser uma estratégia de divulgação dos cursos da área de Alimentos e do câmpus em geral. “Buscamos estimular os alunos a criticar, pesquisar e descobrir conhecimentos dentro e fora da sala de aula.”

A iniciativa deu tão certo que o projeto “Oficinas temáticas de ciências aplicadas ao ensino médio” foi premiado no 2º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, na categoria Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias. 

Oficinas:

  • Análise da qualidade da água do rio Canoinhas: pH, alcalinidade, dureza.
  • Ácidos e bases: preparo de um extrato de antocianinas, presentes no repolho roxo, e teste do extrato em diversas substâncias presentes no cotidiano, como a soda cáustica, água sanitária, sabão em pó, detergente, bicarbonato, água potável, chá, suco de laranja, suco de limão, refrigerante e vinagre, determinando o caráter ácido-básico de cada uma destas substâncias.
  • Análise de alimentos: realização de análises de acidez, pelo método volumétrico; pH, pelo método potenciométrico; e ºBrix, pelo método de refratometria em amostra de suco de fruta e o teor de gordura do leite de vaca.        
  • Avaliação da presença de fungos em cereais: inoculação de cereais, como milho e amendoim, em meio de cultivo específico e visualização dos resultados em placas previamente inoculadas.    
  • Avaliação de Colônias, Coloração de Gram e Microscopia de bactérias e fungos: utilização do método de coloração de Gram para diferenciar espécies bacterianas em dois grupos: Gram positiva e Gram negativa.        
  • Adulteração em leite: avaliação da adulteração do leite por adição de água, amido e compreensão das grandezas físicas, como densidade e gordura.        
  • Reação de saponificação: demonstração da reação de saponificação através da produção de sabão, utilizando como matéria-prima o óleo de cozinha usado.

Embora o projeto esteja encerrado, as escolas interessadas podem entrar em contato para verificar a possibilidade de oferta das oficinas pelo e-mail laboratorios.alimentos.can@ifsc.edu.br.

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