Projeto do Câmpus Gaspar analisa os efeitos de jogos no desempenho cognitivo de idosos

PESQUISA Data de Publicação: 28 jun 2023 14:38 Data de Atualização: 21 jul 2023 21:01

Durante doze semanas, um grupo de idosos se reuniu para jogar jogos lúdicos desenvolvidos pelo projeto IFSC Gaspar 60+, que busca analisar os efeitos dos jogos no desempenho cognitivo de idosos independentes. “Os jogos lúdicos além de entreter e divertir, despertam e desafiam a cognição durante o processo de envelhecimento, constituindo assim um recurso útil e relevante para o estímulo cognitivo de idosos. Trata-se de um estudo quase experimental onde serão avaliados cerca de 40 idosos de ambos os sexos divididos em grupo experimental e grupo controle, que é formado por pessoas que frequentam o Centro de Convivência do Idoso”, explica o coordenador do projeto, professor Anderson Honorato.

Os jogos utilizados foram criados e adaptados por meio do projeto de extensão (Re)criação de jogos para idosos do Câmpus Gaspar. O jogo “Engana bobo”, por exemplo, é uma adaptação do dorminhoco, o “Memoforca” é uma adaptação e união dos jogos da memória e forca, há ainda um jogo de damas personalizado com o tema cultura alemã e italiana e o “Pictureka” em que cada jogador tem que pegar uma carta com um desenho e encontrá-la no tabuleiro dentro do tempo correspondente à ampulheta, o que estimula a velocidade e precisão do processamento de informações e aprimoramento da visão periférica. “Queremos analisar o impacto que os jogos e o lúdico têm na qualidade de vida, na manutenção da cognição, na promoção da independência e autonomia do idoso. A plasticidade cognitiva permanece no envelhecimento e quando estimulada pode apresentar melhor desempenho em tarefas cognitivas”, avalia o coordenador.

Um das idosas participantes é a Terezinha Justi, que é coordenadora do Centro de Convivência Renascer do bairro Bela Vista há dez anos. “Tem sido uma experiência muito boa participar dos encontros. No começo foi um pouco difícil para entender as regras dos jogos, mas na segunda e na terceira vez que jogamos já tínhamos memorizado as regras. Eu vejo que para mim e para minhas amigas têm sido muito bom participar.”

Todos os idosos participantes passaram por testes cognitivos (MoCA e Stroop Task) antes e após as intervenções com os jogos. Cada participante recebeu um kit com quatro jogos para continuar jogando em casa e a proposta é promover um novo encontro para refazer os testes.

Além dos idosos que participam da pesquisa, foram doados também kits para as secretarias do idoso e dos centros de convivência de Gaspar, Blumenau e Pomerode e a proposta do IFSC 60+ é criar uma ludoteca de jogos em que os jogos poderiam ser emprestados. 

Os projetos têm como princípio assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades, assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, que são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

O projeto de pesquisa “Efeitos dos jogos no desempenho cognitivo de idosos independentes” recebeu recursos do edital nº 02/2022/Proppi, o projeto IFSC Gaspar 60+ foi contemplado pelo edital n°32/2022 do Câmpus Gaspar, o projeto “(Re)criação de jogos para idosos do Câmpus Gaspar” recebeu recursos do edital de extensão do IFSC e o projeto de ensino “Narrativas do EnvelheSER” recebeu recursos de edital do Câmpus Gaspar.

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