Projeto do IFSC é apresentado na COP-28 em Dubai

PESQUISA Data de Publicação: 15 dez 2023 04:39 Data de Atualização: 17 dez 2023 07:43

O Projeto Converte, desenvolvido no Câmpus Florianópolis com apoio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Unidade Embrapii do IFSC, foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O projeto foi selecionado pelo Movimento Brasil pelo Meio Ambiente para ser apresentado na COP-28. O Converte é resultado do trabalho de uma equipe de pesquisa multidisciplinar em mobilidade elétrica do Câmpus Florianópolis formada por professores, técnicos administrativos e estudantes dos Departamentos Acadêmicos de Eletrotécnica (DAE) e Metal Mecânica (Damm), com coordenação do professor Adriano de Andrade Bresolin.

Denominado oficialmente “Inserção de Veículos Elétricos em Frotas Públicas, através da Conversão de Veículos a Combustão para Tração Elétrica”, o Converte é um projeto de pesquisa e desenvolvimento com investimentos feitos pelo programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc e execução com contrapartida financeira da Unidade Embrapii do IFSC.

“A participação na COP-28 demonstra a grande relevância do projeto Converte, que agora foi apresentado para o mundo na Conferência da ONU. Ou seja, o Câmpus Florianópolis tem um projeto de nível internacional  que contribui com soluções práticas para enfrentar dois grandes desafios: a transição energética, e a busca de meios concretos para  mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, avalia o coordenador Adriano Bresolin.

Para enfrentar os dois desafios, o projeto, além da conversão, tem como objetivo também disserminar a cultura dos veículos elétricos em Santa Catarina e no Brasil, mais especificamente junto aos poderes públicos, que são responsáveis pela formulação das legislações de utilização e regulamentação do uso de veículos.

​​​​​O projeto converteu para elétricos quatro veículos, sendo dois com tecnologia nacional e dois com tecnologia importada - ambos com tipos de baterias e tamanhos diferentes. Um quinto veículo foi convertido para utilização nos testes do novo câmbio CTT (Continuous Transition Transmission).

Os veículos elétricos convertidos pelo projeto apresentaram resultados similares aos produzidos pela indústria automobilística, o que significa uma economia de quatro a seis vezes em relação aos veículos a combustão com emissão zero de gás carbônico (CO2). Mais de 2 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas com as ações do Converte.
 

 

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