Quer aprender a projetar um chip? O IFSC pode te ajudar

INOVAÇÃO Data de Publicação: 27 mar 2024 21:22 Data de Atualização: 27 mar 2024 21:35

Você é estudante do IFSC e quer aprender a projetar um circuito integrado, também conhecido como chip? Se a resposta for sim, você pode participar do LatinPractice, um projeto do qual o IFSC faz parte, e que tem como objetivo capacitar alunos para o desenvolvimento de projetos de microchips,  fortalecendo a área de microeletrônica na América Latina.

O LatinPractice conta com o apoio do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O projeto permite que os custos de fabricação dos circuitos integrados de tipo Very Large Scale Integration ( VLSI) sejam cobertos e que os alunos tenham a experiência de projetar seus próprios blocos digitais e testar os chips. O programa também promove a organização de Acampamentos VLSI, onde os alunos recebem treinamento e aprendem o fluxo básico de projeto de chips.

Os chips são fabricados através da Tinytapout, empresa parceira que reúne blocos (circuitos) de várias instituições de ensino em um único chip compartilhado, que é fabricado pela empresa E-fabless utilizando os kits de projeto (design kit) de código aberto da Google.

No IFSC, a iniciativa é centralizada no câmpus Itajaí, que já realizou um acampamento VLSI em agosto de 2023, no qual um grupo de 20  alunos do curso de Engenharia Elétrica participou de várias atividades que resultaram em projetos de chips a serem produzidos pelo LatinPractice.

O acampamento foi também viabilizado com recursos do projeto de ensino aprovado no edital 06/2023 Diren/Proen, onde alunos bolsistas colaboraram com a elaboração de material didático e execução das atividades do primeiro piloto de acampamento no IFSC.

O professor Roddy Alexander Romero Antayhua, da área de eletroeletrônica  do Câmpus Itajaí, está à frente do projeto no IFSC. Ele explica que, mesmo sem um acampamento acontecendo atualmente, os próprios alunos dos cursos correlatos podem enviar seus projetos.

Segundo o professor, o nível dos projetos não precisa ser avançado, pois irá depender da experiência prévia do aluno com projeto de sistemas digitais. “O mais importante é que o aluno tenha a vivência completa do fluxo de produção de um chip, já que uma vez submetidos os projetos, o programa inclui a fabricação do chip, a montagem da placa de teste e envio dela ao Instituto para verificar o seu circuito”, comenta o professor. 

Como o chip é compartilhado com outras instituições de América Latina, o aluno também poderá testar circuitos de outras instituições.

Uma nova rodada de fabricação está prevista para 11 de abril e poderá receber projetos do IFSC centralizados no Câmpus Itajaí até uma semana antes dessa data. Além disso, professores interessados de todo o IFSC são convidados a organizar acampamentos em seus câmpus com os materiais já disponíveis no site do projeto.

Os interessados, tanto alunos como professores, podem entrar em contato com o professor Roddy. Os contatos e mais informações sobre o Latinpractice estão disponíveis na página do projeto.

INOVAÇÃO