Receita de sucesso: curso de Processamento de Doces de Frutas e Conservas Vegetais proporciona qualificação, interação e oportunidades

ENSINO Data de Publicação: 21 jun 2023 15:40 Data de Atualização: 23 jun 2023 14:06

Conhecimento técnico, experiências, novas receitas, ideias de negócio e amizade. Esta foi a receita de sucesso da primeira turma do curso gratuito de qualificação profissional em Processamento de Doces de Frutas e Conservas Vegetais do Câmpus Canoinhas. Encerrado na semana passada, o curso teve alunos com e sem experiência na área de alimentos, proporcionando vivências diferentes tanto para quem já trabalha com gastronomia quanto para quem busca novas oportunidades de aprendizado ou renda.

Juliana Camargos de Freita é do time dos experientes, mas novata em Canoinhas. “Me inscrevi no curso porque estava vindo morar aqui e não conhecia ninguém na cidade. Por um tempo, tirei meu sustento vendendo pão de mel e tinha dificuldade em elaborar novos recheios. Com a mudança para cá, pensei em retornar a produzir. O curso FIC foi essencial para aprender novos recheios, sendo algumas ideias nunca imaginadas, como a geleia de hibisco. Além do conhecimento técnico, que com toda certeza vai elevar muito a qualidade do meu produto, o curso me trouxe conhecimento cultural e troca de experiência profissional”, enfatiza Juliana. Em uma aula extra, ela também foi professora e ensinou o grupo a fazer seu famoso pão de mel recheado.

A Cassia Nader Salomon trabalha com lanches e se interessou pelo curso como oportunidade de aprender algo novo e também de interagir com outras pessoas. “Como meu dia a dia é diferente do tema do curso, achei interessante participar. A troca de experiências e vivências é sensacional. As idades e ideias se misturam e tornam o curso muito atrativo e divertido. Os laboratórios são superbem equipados e ideais para as aulas. Sem contar a professora, que pessoa fantástica! Impossível não gostar de aprender com quem gosta de ensinar”, elogia Cassia.

Luan Rick Cornelsen é do grupo dos que queriam aprender algo novo. “Fiquei tempo parado. E o curso foi uma oportunidade de interagir com outras pessoas. Acredito que vai me abrir portas no futuro, em uma nova área. Porque o curso em si é maravilhoso, dinâmico e proporciona diversidade de conhecimento”, avalia.

Conteúdo

Com carga horária de 40 horas, o curso de Processamento de Doces de Frutas e Conservas Vegetais teve 8 horas de aulas teóricas e 32 de prática. A primeira parte do curso abordou as boas práticas de manipulação, com aplicação do teste de swab em superfície e observação da importância de uma boa limpeza e sanitização. 

Na segunda parte, os conteúdos abordados foram: técnicas de pré processamento, da escolha da matéria-prima à seleção e adequação  dos processamento ao tipo de produto; importância  da realização  do  branqueamento; cuidados com o armazenamento e formas  corretas de organizar o freezer e geladeira; processamento mínimo; preparação  de hortaliças  para congelamento; desidratação de frutas, hortaliças e rizomas; geleias, doce em massa, doce cristalizado, compotas  e conservas tipo picles.

“Esse tipo de atividade é extremamente gratificante e renovador. Pois, os alunos querem participar, aprender e se desafiar, além de se mostrarem gratos pela oportunidade e recursos que a instituição oferece. Já estou com saudades dessa turma maravilhosa, onde tive a oportunidade de aprender muito com o carinho e respeito deles pelo nosso trabalho”, destaca professora Marli da Silva Santos.

O curso de qualificação profissional foi ofertado pelo eixo tecnológico de Produção Alimentícia.

ENSINO CÂMPUS CANOINHAS