Reunião ampliada vai consolidar criação do Neabi do Câmpus São José

EVENTOS Data de Publicação: 21 mar 2024 18:57 Data de Atualização: 22 mar 2024 15:41

Ocorre na próxima terça, dia 26, uma reunião ampliada no auditório do Câmpus São José com o objetivo de consolidar a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus. O evento começa às 18h30, no auditório do câmpus (Rua José Lino Kretzer, 608, Praia Comprida), e é aberto à comunidade interessada no tema.

Os Neabis são espaços de ensino, pesquisa e extensão em torno da história afrobrasileira. Com representantes dos estudantes e dos servidores do IFSC e também da comunidade externa, eles promovem eventos, auxiliam na formação de professores e no acolhimento de estudantes, organizam clubes de leitura, entre outras atividades.

No IFSC, a iniciativa surgiu em 2015, no Câmpus Gaspar e hoje existem núcleos também nos câmpus Caçador, Canoinhas, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Palhoça Bilíngue e São Miguel do Oeste.

Na reunião de terça, o público poderá debater questões como demandas para formação de professores e projetos de extensão que busquem promover o chamado “letramento racial”: um conjunto de práticas pedagógicas que têm por objetivo conscientizar o indivíduo da estrutura e do funcionamento do racismo na sociedade e torná-lo apto a reconhecer, criticar e combater atitudes racistas em seu cotidiano.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com a pedagoga Lara Luísa Silva Gomes Franco, que está organizando a reunião, pelo e-mail lara.luisa@ifsc.edu.br. Ela destaca que a criação do Neabi será importante para o câmpus (onde aproximadamente 1/3 dos estudantes matriculados são pretos, pardos ou indígenas, de acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha) e para a cidade de São José, que tem uma das maiores populações negras do estado.

EVENTOS CÂMPUS SÃO JOSÉ