Seminário no Câmpus Criciúma discute desafios da formação de professores

EVENTOS Data de Publicação: 20 nov 2023 07:39 Data de Atualização: 22 nov 2023 13:40

 O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebe na próxima semana, nos dias 27 e 28, a sexta edição do Seminário Institucional de Iniciação à Docência. Com o tema “Evasão e permanência no processo de formação inicial de professores”, o evento reunirá mais de 200 pesquisadores, estudantes e professores dos cursos de Licenciatura do IFSC e de instituições parceiras para um momento de debates e proposições sobre a formação de docentes.

O objetivo do Seminário é proporcionar discussões sobre os desafios encontrados pelos cursos de licenciatura, além de socializar as experiências positivas e inovadoras dos estudantes de Licenciatura nos projetos de iniciação à docência, residência pedagógica, práticas e estágios realizados durante seus cursos. O evento foi selecionado no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação (Proeventos).

“A escolha da temática tem como base a realidade vivenciada nos cursos de Licenciatura. Temos percebido que o fenômeno da evasão é latente, ao mesmo tempo em que já identificamos algumas ações que podem contribuir com a permanência e com a qualidade da formação inicial de professores. O evento será uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a evasão e, ao mesmo tempo, socializar e projetar experiências exitosas de promoção da permanência”, explica o professor do Câmpus Criciúma, Victor Bianchetti Rodrigues, que integra a comissão organizadora.

Programação

A programação, que começa às 13h30 de segunda (27), no auditório do IFSC Câmpus Criciúma, conta com apresentações dos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores, apresentações culturais, minicursos, palestras e mesas redondas. A palestra de encerramento ficará a cargo da professora Nilza da Costa, da Universidade de Aveiro (Portugal), referência na pesquisa sobre formação de professores. 

Clique aqui para conferir a programação.

O público em geral ainda pode se inscrever como ouvinte até quarta (22). O mesmo prazo vale para as inscrições para os nove minicursos que serão ministrados na tarde de segunda-feira (27), de forma presencial. As inscrições devem ser feitas no site do evento: https://www.ifsc.edu.br/seminario-docencia

EVENTOS CÂMPUS CRICIÚMA